Unipampa realizará passeio ciclístico em outubro no Passo

A Universidade Federal do Pampa promove no dia 5 de outubro, um passeio ciclístico no bairro do Passo. O começo das atividades será às 14 horas, no pátio do Campus I, com apresentação de invernadas e outras atividades. 

 

A largada do passeio ocorrerá em frente ao campus às 16 horas, indo até a Escola Ubaldo Sorrilha da Costa, passando pelo Centro Nativista Boitatá e retornando ao local de partida. O Corpo de Bombeiros e a Fiscalização Municipal de Trânsito fará a segurança dos ciclistas. 

 

Para quem se inscrever no passeio, haverá ainda o sorteio de uma bicicleta, um triciculo e outros prêmios. Ainda fará parte do evento a “Feira das Profissões”, que estará ocorrendo paralelamente no pátio do Campus I, oportunizando que comunidade e jovens estudantes do Ensino Médio possam conhecer melhor os cursos que a Unipampa oferece e a estrutura de estúdios. 

 

O evento é coordenado pela professora Solange Berwig, do curso de Serviço Social. A atividade faz parte do projeto Esporte e Lazer do campus, com apoio da  Prefeitura Municipal, Associação Atlética Gnomos do Pampa, Acisb, CDL, Cimar e Consermaq.

Fonte: Unipampa Campus São Borja

Por: Daniel Campos

 

Passeios de trem nas Missões ocorrem a partir de sexta-feira

Inicia nesta semana os passeios turísticos de trem na região das Missões. O trajeto ocorrerá entre Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí. As primeiras viagens ocorrerão nesta sexta-feira, dia 20, e sábado, dia 21. No outro final de semana, dias 28 e 29, novamente.

Os passageiros terão quatro opções de roteiro. Na viagem de ida: Santo Ângelo a Catuípe e de Catuípe a Ijuí.  E volta: de Ijuí a Catuípe e de Catuípe a Santo Ângelo. 

Entre Santo Ângelo e Catuípe, são 23 quilômetros, e de Catuípe a Ijuí, 31. 

No passeio, serão disponibilizados 13 vagões de passageiros, tracionados por uma maria-fumaça modelo Mallet 204. Fabricada em 1950, a locomotiva é movida a carvão e lenha. 

O valor da passagem é de R$ 70,00, incluindo o trajeto de ônibus, dependendo do percurso que o passageiro queira realizar.

 Fonte: Gaúcha ZH

Por: Daniel Campos

Após decisão do TST Correios suspende paralisação

Após assembleias realizadas na noite de terça-feira, dia 17, os funcionários dos Correios decidiram suspender em todo o pais a paralisação iniciada no último dia 10, seguindo a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de prorrogar o atual acordo coletivo da categoria até a data do julgamento do dissídio.

Na última quinta-feira, dia 12, o ministro do TST Maurício Godinho Delgado já havia determinado que 70% dos funcionários dos Correios voltassem ao trabalho.

Em declaração, os Correios destacaram que a suspensão da paralisação foi a condição para que a empresa aceitasse a proposta do TST de manter as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/2019 até a data do julgamento do dissídio coletivo.

Entre as reivindicações da categoria estão, reposição da inflação do período, a não privatização da estatal, incluída no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro, e a reconsideração quanto a retirada de pais e mães do plano de saúde.

Segundo a estatal, já foram implementadas medidas para que o fluxo postal e as entregas sejam normalizados o mais rápido possível, incluindo o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação e a realização de mutirões nos fins de semana.

Fonte: G1

Por: Eduardo Castro

Centro de prevenção e controle de epidemias e endemias será aberto na cidade

São Borja receberá uma unidade regional de referência confirmada pelo Ministério da Saúde. O centro será de prevenção, orientação e controle de epidemias, endemias e surtos epidemiológicos.

 

O serviço irá funcionar no segundo andar do antigo Hospital São Francisco e pelo menos até o final deste ano a estrutura operacional será montada.

 

O centro trabalhará na prevenção de casos de epidemias de dengue, chikungunya, sarampo e febre do Nilo, por exemplo.

 

Até agora, duas profissionais da Saúde Municipal estão sendo capacitadas para que sejam multiplicadoras de orientações, para que assim, atinjam toda a sociedade.

 

O serviço também atenderá países vizinhos, principalmente a Argentina.

 

 

Fonte: Decom/Prefeitura
Por: Carolina Rodrigues

Novas regras para carteira de motorista começam a valer nesta segunda-feira

Hoje, dia 16, entra em vigor a resolução 778/2019, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que alterou as medidas para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e tornou o uso do simulador facultativo. O texto traz outra mudança, que facilita o acesso a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor), necessária para pilotar as motonetas com até 50 cm³ de cilindrada.

Para pilotar as chamadas “cinquentinhas”, os candidatos a ACC terão de fazer apenas as provas teórica e prática, além dos exames médico e psicológico. O curso prático será exigido apenas em caso de reprovação no respectivo teste.

Hoje, são requisitadas 20 horas de curso teórico e outras 20 de aulas práticas para tirar a primeira ACC, com a nova resolução do (CONTRAN), essas exigências não serão mais necessárias.

Já a partir de setembro de 2020, a obtenção ou a renovação da ACC exigirá o "mínimo" de cinco horas/aula de curso prático - pelo menos uma delas no período noturno. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) esclarece que será mantida a exigência atual de 20 horas/aula teóricas.

Fonte: UOL

Por: Eduardo Castro

IFFar abre inscrições para 1º Concurso ‘Baita Chef’

Organizado pelo IFFar campus São Borja, o concurso ‘Baita Chef’ decide explorar a culinária gaúcha através da elaboração de pratos típicos da fronteira. O concurso busca valorizar produtos regionais, difundir a culinária fronteiriça, estimular a competitividade criativa e valorizar o talento dos participantes dos cursos da instituição.

 

As inscrições abrem hoje a partir das 18 horas. As vagas são limitadas e apenas as primeiras seis inscrições homologadas serão aceitas.

 

Para participar é necessário estar matriculado no curso de Gastronomia ou Técnico em Cozinha do próprio IFFar. A avaliação dos pratos será feita através da votação de um júri técnico e júri popular, formado por 60 pessoas, mediante a compra de ingressos.

 

As inscrições vão até dia 17 de setembro, às 15 horas e devem ser realizadas no Setor de Apoio Pedagógico do IFFar. O 1º Baita Chef acontece dia 18 de setembro, a partir das 19h30min.

 

Fonte: IFFar

Por: Carolina Rodrigues

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura