• Guia

Horário de verão começa neste domingo

Começa na primeira hora deste domingo, dia 15 de outubro, o horário de verão. À meia-noite de sábado, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. A mudança nos ponteiros segue até o dia 17 de fevereiro de 2018 quando, então, o relógio deve ser atrasado em uma hora.

O horário de verão foi instituído com o objetivo economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar.

A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Fonte: G1

Sinalização das ruas da cidade estão em andamento

Depois das obras do reperfilamento, que melhoraram a mobilidade urbana, o Departamento de Trânsito busca garantir a segurança e melhorar a trafegabilidade nas vias.

Recentemente a equipe realizou o serviço nas ruas Tancredo Neves, Carlos Francisco Banderó, Martinho Lutero, Bernardo de Melo e Borges do Canto, em função da realização da Fenaoeste, no Parque de Exposições Serafim Vargas.

Outra ação do Departamento de Segurança e Trânsito é controlar e fiscalizar a entrada de veículos pesados no centro da cidade. A medida melhora a fluidez no trânsito, bem como garante maior durabilidade dos asfaltos e calçamentos.

Fonte: Decom

Inscrições para o Processo Seletivo do IFFar terminam neste domingo

Os interessados em ingressar em um dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Farroupilha têm até domingo, dia 8 de outubro, para fazer sua inscrição no site www.iffarroupilha.edu.br/proseletivo.

No campus São Borja são 120 vagas disponibilizadas, sendo 60 para o Curso Técnico em Informática e 60 para o Curso Técnico em Eventos.

A grande novidade deste ano no Campus São Borja é a oferta de Moradia Estudantil, para estudantes oriundos do interior do município bem como de outras localidades.

Fonte: IFFar São Borja

Farmácia Básica do município terá novo horário de atendimento

A partir desta segunda-feira, dia 2 de outubro, a Farmácia Básica do Município terá um novo horário de atendimento ao público, será das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Esta medida é uma das melhorias que vêm sendo realizadas pela Secretaria de Saúde a fim de melhorar e agilizar o atendimento.

Fonte: Decom/Prefeitura

São Borja tem representante na 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Câmara dos Deputados está provomendo a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) que começou dia 25 e vai até dia 29 de setembro. O programa permite que estudantes de todo o País, entre 16 e 22 anos, simulem a rotina de trabalho de um deputado federal.

Durante os cinco dias do evento, os 78 jovens selecionados terão a oportunidade de aprender todas as etapas do processo legislativo. Os participantes poderão dar voz às suas ideias, debater e votar temas de relevância nacional.

As proposições aprovadas ao término do PJB são encaminhadas à Comissão de Legislação Participativa. Os textos podem até passar a tramitar efetivamente na Câmara caso sejam encampados por um deputado.

A representante do município é a aluna do curso técnico em Eventos do IF Farroupilha Campus São Borja, Giovana Guedes, que contou com a coordenação da professora Aline Adams. O seu projeto de lei foi selecionado e ficou em primeiro lugar no Rio Grande do Sul. A estudante foi para Brasília participar do projeto Nacional, juntamente com jovens de todo o Brasil.

pjb2

Estudantes na abertura da 14ª edição do PJB (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Horário de verão será mantido em 2017

O Ministério de Minas e Energia confirmou nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, que o horário de verão será mantido em 2017. Com a decisão, os moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em 1 hora a partir do dia 15 de outubro.

O fim do horário de verão chegou a ser avaliado pelo governo depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou queda na efetividade do programa, já que o perfil de consumo de eletricidade não estava mais diretamente ligado ao horário e sim à temperatura, com picos de consumo nas horas mais quentes do dia.

Para 2018, o governo deve fazer uma pesquisa para decidir se mantém ou não o horário diferenciado nos próximos anos.

Horário de verão em 2017

Início - 0h de 15 de outubro (relógio são adiantados em 1 hora)

Fim - 0h de 19 de fevereiro (relógios são atrasados em 1 hora)

Fonte: G1

 

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura