• Guia

Pagamento da primeira parcela do 13º começa em agosto

Aposentados e pensionistas em todo o país começarão a receber, a partir de agosto, a antecipação da primeira parcela do abono anual, conhecido como 13º salário. O depósito da gratificação será realizado na folha mensal de pagamentos do INSS, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018. 

 

Terão direito à primeira parcela do abono anual 30 milhões de beneficiários. Estima-se que a antecipação irá injetar na economia aproximadamente R$ 20,6 bilhões, nos meses de agosto e setembro. A primeira parcela corresponde a 50% do valor do 13º. Não haverá desconto no Imposto de Renda nessa primeira parcela, será cobrado apenas em novembro e dezembro quando for paga a segunda parcela.

 

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018, nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente.

 

Tem direito ao 13º quem durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Aqueles que recebem benefícios assistenciais como Benefício de Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao abono anual. 

Fonte: Site Secretaria de Previdência

Por: Letícia Dorneles

Trabalhadores poderão retirar o FGTS para compras de próteses e órteses

A partir desta quarta-feira, dia 15 de agosto, trabalhadores com deficiência poderão sacar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de órteses e próteses. O dinheiro para a liberação de por exemplo itens como, cadeiras de rodas, aparelhos para ampliação sonora e óculos para quem tem 30% da capacidade visual, será liberado em casos específicos previstos na lei e com laudo médico.

 

 

A liberação de recursos será limitada ao valor da tabela do SUS para cada uma das próteses. Serão usados parâmetros do chamado Estatuto da Pessoa com Deficiência para estabelecer quem poderá ser beneficiado. A lei prevê o benefício para quem tem perda auditiva de mais de 50 decibéis ou menos de 30% da visão, além das situações permanentes de amputação e paraplegia.

 

Fonte: Correio do Povo

Por: Letícia Dorneles

Saques para fundos do PIS-Pasep são liberados nesta terça-feira

Começou nesta terça-feira, dia 14 de agosto, o pagamento do Fundo dos Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) aos trabalhadores de todas as idades que tiveram direito a cotas dos fundos dos programas. 

 

O prazo termina dia 28 de setembro, desde o dia 8 de agosto, o crédito para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil está sendo feito automaticamente. É preciso levar ao banco um documento de identificação ou o número de registro do PIS/Pasep, consultando na hora o valor que tem direito a sacar.

 

Quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público civil ou militar entre 1971 e 1988 tem direito a receber o Fundo PIS-Pasep. Para consultar o saldo do Fundo PIS-Pasep, o cotista ou herdeiro deve acessar os sites da Caixa ou Banco do Brasil. 

Fonte: G1

Por: Letícia Dorneles

Frio e vento se intensificam no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira

A Defesa Civil emitiu um alerta nesta quinta-feira, dia 9 de agosto, de chuvas intensas e ventos fortes em todo o estado. Segundo a MetSul Meteorologia, um ciclone extratropical chega ao estado, as rajadas podem chegar a 60km/h nas regiões Sul e Leste, no Litoral o vento pode passar de 80km/h.

 

A temperatura deve se manter baixa hoje, na sexta-feira chuva em algumas cidades, principalmente na parte Sul e Leste. Uma frente fria deve deixar as temperaturas ainda mais baixas.

 

Em São Borja, a previsão não é de chuva, já o vento deve começar a enfraquecer a partir de sábado.

Fonte: Correio do Povo

Por: Letícia Dorneles

 

Número de mortes por gripe cresce no Rio Grande do Sul

O número de mortes por gripe subiu para 54 só neste ano no estado, conforme o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde. Somente pelo vírus H1N1 foram 38 mortes registradas. Ao todo, foram registrados 438 casos de gripe em todo Rio Grande do Sul.

 

Sete mortes ocorrem em Porto Alegre e mais sete em Caxias do Sul, mais oito cidades como Canoas, São Marco e Sapiranga também registraram casos de morte pela doença.

 

Mesmo quem tomou a vacina da gripe nos anos anteriores, precisa renovar a dose. Ela protege contra três tipos, a Influenza A, mais conhecida como H1N1, A (H3N2) e B.

 

 

Fonte: G1

Por: Letícia Dorneles

Junta de Serviço Militar divulga informações sobre os alistamentos em 2018

O secretário de Junta de Serviço Militar, Delmerson Saldanha, informou que todos que se alistaram em 2018 deverão realizar a inspeção de saúde para o serviço militar no Grêmio de Subtenentes e Sargentos. Até o momento 551 cidadãos se alistaram em São Borja, as inspeções vão até o dia 4 de setembro. O Grêmio fica localizado na Vila Militar da Companhia de Engenharia.

A Junta Militar avisa que ainda é possível fazer o alistamento online, porém o sistema apenas possibilita de quem nasceu em 2000, já aqueles que nasceram em anos anteriores e não se alistaram precisam ir à Junta Militar e regularizar a situação que fica localizada no primeiro andar da Prefeitura e atende ao público de segunda a sexta-feira das 7 às 13 horas. Nestes casos, a inspeção de saúde fica para 2019 e o ingresso nas forças armadas em 2020.

Fonte: Rádio Cultura AM

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura