A microfisioterapia é uma técnica manual da fisioterapia que consiste em identificar no corpo a causa primária de um sintoma ou doença e, a partir disso, estimular a sua autocura, fazendo com que o corpo reconheça o agressor (trauma) e desencadeie a eliminação do mesmo.

Quando o sistema imunológico não consegue eliminar tal agressor, surgem as cicatrizes patológicas que ficarão na memória do tecido e atrapalharão o funcionamento das células nos vários tecidos e/ou órgãos do corpo. A técnica tem seus princípios semelhantes aos da homeopatia, pois seguem duas leis principais: a cura pela similitude (semelhante cura o semelhante) e pelo infinitesimal (palpação mínima, medicamento diluído).

O terapeuta, através da micropalpação, procura no corpo do paciente o local onde foram instaladas as cicatrizes celulares (memórias), as quais provocam os sintomas. Quando encontradas as cicatrizes, estimula-se manualmente, desencadeando assim o processo de autorregulação, restabelecendo as funções do organismo, eliminando os sintomas e promovendo a saúde. A Microfisioterapia pode ser aplicada a todos os indivíduos em todas as idades, com objetivo terapêutico ou não. Sendo o tratamento preventivo ou curativo, a fim de promover a saúde e o bem estar.

A autocura

A autocura é uma capacidade pertencente a todos os seres vivos. Através da autopoiese (capacidade do organismo de fazer algo por si mesmo para ele mesmo) o corpo reconhece seu agressor e se defende dele. Quando o corpo não reconhece o agressor, sendo este muito forte ou se manifestando de forma inesperada, a autopoiese é prejudicada e a doença se instala. O terapeuta vai informar ao corpo a origem dos sintomas e desencadeará o mecanismo de autocura.

A cicatriz patológica

Trata-se de vestígios de eventos traumáticos, que podem ser físicos, emocionais ou químicos sentidos pelo corpo e que acarretam em mau funcionamento celular, prejudicando sua função e provocando sintomas. Na região em que se forma a cicatriz, ocorre a perda da energia vital.

Os gestos do terapeuta são realizados sobre esse local, a fim de estimular o processo de autorregulação.

As micropalpações

As micropalpações são os gestos manuais efetuados pelo terapeuta, utilizando ambas as mãos e com gestos específicos, seguindo mapas. É a sensação entre elas que vai dizer se há a perda da vitalidade no tecido, determinando a presença da memória (cicatriz) de uma agressão qualquer. Com essas palpações, o terapeuta vai informar ao corpo das agressões e desencadear o processo de autocorreção.

A sessão

A sessão de microfisioterapia tem duração de aproximadamente 1 hora. O terapeuta, após tomar conhecimento das razões da consulta, queixas do paciente e avaliá-lo, inicia o processo de identificação das memórias através de toques sutis e, após identificadas, estimula-se o corpo em pontos específicos de modo a informá-lo da presença dessas cicatrizes. Sendo assim, dá-se início ao processo de eliminação definitiva das memórias prejudiciais ao organismo.

Após a sessão o corpo precisa de um tempo para se reorganizar e se autorregular. E para que isso aconteça por completo, é necessário um intervalo de 30 a 90 dias antes de uma nova consulta. É normal aparecerem reações nos primeiros dias após o tratamento, pois o corpo está eliminando os agentes agressores do organismo.

Tais reações serão sutis ou imperceptíveis e devem desaparecer em dias ou semanas. É indicada a ingestão de muita água e a não realização de esforços desnecessários nos primeiros dias, a fim de auxiliar na eliminação das memórias, sem sobrecarregar o organismo.

Indicações

Alergias, enxaquecas, depressão, distúrbios do sono, distúrbios hormonais, síndrome do pânico, estresse, fibromialgia, doenças autoimunes, alteração no funcionamento dos órgãos (constipação, azia, etc.), traumas emocionais (perdas, abandonos, separações, etc.), dores físicas (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias, etc.), traumas físicos (entorses, contusões, luxações, acidentes, etc.), ansiedade, fobias / medos, problemas escolares, falta de atenção e concentração, hiperatividade, agressividade, problemas urogenitais e prevenção de doenças.

A microfisioterapia é indicada para qualquer pessoa, independente da patologia ou idade. A contraindicação para a realização da microfisioterapia é a recusa do paciente.

A microfisioterapia é uma técnica complementar que visa encontrar a causa dos eventos e estimular a autorregulação. O tratamento não se opõe à medicina ou a fisioterapia convencional, são técnicas complementares, atuando de forma preventiva ou curativa.

FISIOTERAPEUTA

Aline Faé - CREFITO 123934-F

Rua General Abreu, 406 | Fone 99970.3025

Facebook: Aline Faé - Microfisioterapia e Leitura Biológica

Instagram: Aline_fae

Site: aline-fae.webnode.com

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura