Exames laboratoriais referem-se a um conjunto de exames e testes realizados por encaminhamento do médico responsável e efetuados em laboratórios de análises clínicas, visando um diagnóstico ou, simplesmente, um check-up. Os exames laboratoriais têm diversas finalidades: tratar, diagnosticar, acompanhar paciente, coletar dados epidemiológicos. Porém, a principal função é prevenir doenças. Além de colaborar com o diagnóstico, também desenvolve um papel muito importante dentro da medicina preventiva, considerando que, quando bem realizados, os exames laboratoriais têm colaborado com o diagnóstico e prevenção de diversas patologias.

Os exames médicos de rotina são uma forma de diagnosticar doenças precocemente e a detecção precoce de determinados sinais de uma doença no seu estado inicial pode ser decisiva para que o tratamento seja eficaz.

Principais tipos de exames de sangue e para que servem

Existem vários tipos de exame de sangue e cada um deles serve para avaliar diferentes parâmetros. Os exames de sangue são usados para avaliar o funcionamento de órgãos e glândulas como pâncreas, fígado e rins, detectar doenças como câncer, anemia e diabetes, avaliar os níveis de colesterol, glicose, ácido úrico, entre muitas outras indicações. Dentre os tipos de exame de sangue mais usados estão o hemograma, colesterol, triglicerídeos, glicemia, ácido úrico, ureia, creatinina, TGO, TGP, Gama GT e os marcadores tumorais.

Hemograma

O hemograma serve para analisar as células do sangue, ou seja, os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas. O exame é usado para auxiliar o diagnóstico e acompanhar doenças como anemia, leucemia, infecções e inflamações, problemas de imunidade, entre outras.

Colesterol

O exame de sangue de colesterol analisa 3 tipos de colesterol VLDL, LDL e HDL. Os dois primeiros são considerados “mau colesterol”, enquanto que o HDL é conhecido como “colesterol bom”. Quando os níveis de LDL e VLDL (mau colesterol) estão altos, pode haver formação de placas de gordura dentro das artérias que podem obstruir o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de derrames e infarto. Já o HDL é considerado “bom colesterol” porque não forma placas de gordura e pode remover da circulação o LDL.

Triglicerídeos

Os triglicerídeos são gorduras provenientes da alimentação e que também são produzidas pelo organismo. O exame de triglicerídeos é importante para avaliar o risco de doenças cardiovasculares, já que quando os seus níveis estão altos também pode haver formação de placas de gordura na parede interna das artérias, assim como ocorre com o colesterol.

Glicemia

O exame de sangue de glicemia serve para avaliar os níveis de glicose (açúcar) na circulação sanguínea, sendo usado para diagnosticar diabetes e outras alterações metabólicas. Quando a glicemia está acima dos valores de referência (hiperglicemia), pode ser um sinal de diabetes. Já a hipoglicemia caracteriza-se pela pouca quantidade de glicose na circulação e na maioria dos casos trata-se de um efeito colateral de tratamentos com insulina ou hipoglicemiantes orais.

Ácido úrico

O ácido úrico é um produto metabólico das purinas, uma substância presente nas células e que fazem parte do material genético das mesmas. Uma ingestão excessiva de carne e bebidas alcoólicas pode aumentar os níveis de ácido úrico, podendo causar episódios de gota. Se o ácido úrico estiver alto, também pode levar à formação de pedra nos rins.

Ureia

A ureia é um produto do metabolismo das proteínas. É produzida no fígado e eliminada na urina. O exame de sangue de ureia ajuda a avaliar o funcionamento dos rins, já que níveis altos podem indicar que os rins perderam a capacidade de filtrar o sangue adequadamente, levando a um acúmulo de ureia na circulação.

Creatinina

A creatinina é resultante da degradação de uma substância presente nos músculos. Quanto mais massa muscular tiver a pessoa, maior é a quantidade de creatinina na circulação. Boa parte da creatinina é filtrada nos rins, por isso esse exame de sangue serve para avaliar a capacidade de filtração dos rins. Se a função renal estiver reduzida, os resultados irão apresentar níveis de creatinina elevados.

TGO, TGP, FAL e Gama GT

As provas de função hepática são um conjunto de exames laboratoriais que costumam estar alterados quando há alguma lesão do fígado ou das vias biliares. As transaminases (TGO e TGP) são enzimas presentes dentro das células do nosso organismo (principalmente no fígado), sendo responsáveis pela metabolização de algumas proteínas. Toda vez que células que contenham TGO e/ou TGP sofrem lesão, essas enzimas vão para o sangue, aumentando a sua concentração. Portanto, as doenças do fígado, com lesão dos hepatócitos, cursam com níveis sanguíneos elevados de TGO e TGP. Enquanto as transaminases são usadas para avaliar lesões das células do fígado, a fosfatase alcalina (FAL) e a Gama GT são enzimas que se elevam quando há lesão das vias biliares. Porém, a GGT e a FAL não são tão específicas para as vias biliares quanto a TGO e a TGP são para o fígado. Abuso de bebida alcoólicas costuma causar uma elevação maior da GGT do que a FAL. Um paciente com elevação de TGO maior que TGP e da GGT maior que da FAL, provavelmente tem uma doença hepática causada por álcool.

Marcadores Tumorais

Os marcadores bioquímicos tumorais são utilizados para a detecção precoce de recidivas da doença e para o acompanhamento de tumores. Idealmente, o marcador deve ser específico para um tipo de neoplasia e sensível para detectar um pequeno número de células neoplásicas. No entanto, nenhum dos que atualmente estão disponíveis preenchem esses critérios, o que limita seu poder diagnóstico na doença primária. Exemplos: PSA (Próstata), CA125 (Ovário), CA15.3 (Mama), CA19.9 (Trato Digestivo e Pâncreas), CA72.4 (Trato Digestivo), CYFRA21.1 (Pulmão), AFP (Fígado e Testículos).

LABORATÓRIO CLINILABOR

Matriz - Rua General Osório, 1661 | Fone 3431.1383

Filial - Rua Cândido Falcão, 837 | Fone 3431.1135

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura