Banho é sempre bom e disso ninguém duvida. Mas, afinal, qual é o melhor tipo de banho? Cada um tem o seu lado positivo. O banho quente ajuda a relaxar. Muitas pessoas dizem que ele faz mal, resseca a pele e acaba com o cabelo. Mas existe um pouco de mito nesta história.

A verdade é que banho quente só faz mal se for muito quente. Em uma temperatura adequada, além de relaxante, auxilia na hidratação da pele, se combinado com o sabonete certo para um banho assim.

Um banho morno é, sem dúvida, a melhor escolha na hora de se aliar prazer e benefícios para o nosso corpo. Mas os benefícios vão além do prazer. O calor da água e as substâncias dos sabonetes escolhidos proporcionam grandes efeitos positivos para nossa pele, além do bem-estar.

Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho, tomar um banho quente e colocar o pijama: quem é que não gosta desse momento? O banho por si só já é relaxante, mas a água quente tem um grande potencial calmante e ajuda a recarregar as energias.

Além dos efeitos psicológicos – há quem diga que um banho quente nos remete ao conforto do útero materno, há sensações fisiológicas comprovadas na temperatura mais alta da água.

Um banho morninho relaxa as fibras musculares e aumenta a circulação sanguínea, ajudando a eliminar toxinas e mantendo o corpo mais saudável.

Além disso, este tipo de banho é perfeito para relaxar o pé no acelerador do dia-a-dia e avisa nosso corpo de que é hora de se preparar para o descanso da noite.

Banho quente diminui as dores

Sente dores musculares? Então fique sabendo que o banho quente relaxa as fibras musculares e aumenta a circulação sanguínea levando mais oxigênio à área em questão e diminuindo as tensões.

Dica: dirija o jato de água quente para a área dolorida por cinco minutos e vá diminuindo a temperatura até chegar à água morna. Se o seu problema são cólicas menstruais, deixe a água morna cair na região do ventre. A água quentinha ameniza os sintomas a medida que relaxa a musculatura.

A água quente também é benéfica para quem sente fortes dores de cabeça. Além do banho comum, tente essa dica: encha um balde alto, de preferência até a altura dos joelhos, e mergulhe as pernas por cerca de 20 minutos.

O calor expande os vasos sanguíneos das pernas e pés e atrai o sangue concentrado na extremidade superior do corpo, como a cabeça, redistribuindo a circulação.

Diminui sintomas de resfriados e gripes

Mesmo quem já está doente pode se beneficiar dos efeitos do banho quente no organismo. Além do alívio físico, a água quente “obriga” o corpo a tentar se refrescar por meio da transpiração após o banho. É nesse processo de esquenta-esfria que os vírus acabam morrendo. Sem falar que o vapor da água quente ajuda a limpar as narinas congestionadas.

Banho quente ajudar a adormecer

Essa dica você já conhece: o banho quente relaxa o corpo e avisa que está na hora de descansar. Quem possui banheira em casa e sofre de insônia, pode ficar cerca de 20 minutos lá dentro para conseguir um efeito ainda melhor.

Abre os poros

O vapor do banho quente ajuda a eliminar células mortas e regenerar a pele. A abertura dos poros, causada pelo calor, ajuda também a absorver melhor produtos para pele e cabelos.

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