Engana-se quem pensa que as cirurgias plásticas servem apenas para melhorar fisicamente a aparência estética das pessoas. Isso é indiscutível, no entanto, os benefícios são muito maiores e envolvem questões psicológicas e também de saúde.

Um dos primeiros pontos a se destacar é a questão da autoestima. Segundo psicólogos, estar de bem consigo mesmo é fundamental e pode refletir significativamente no desempenho de questões na vida profissional e também na vida pessoal.

Já quando o assunto é a saúde física, as cirurgias plásticas são responsáveis por reparar imperfeições naturais que impedem o andamento normal da vida cotidiana. Também são responsáveis por ajudar em casos de acidentes que geram queimaduras, cortes, entre outros problemas.

Cirurgias plásticas trazem benefícios físicos e de saúde para as pessoas

Veja abaixo alguns exemplos de que cirurgias plásticas, além de benefícios estéticos, também são responsáveis por melhorar a vida das pessoas.

Redução de mamas e fim de dores

Muitas mulheres reclamam de dores nas costas, nos ombros e no pescoço provocadas pelo tamanho em excesso das mamas. Além disso, seios grandes às vezes também dificultam a execução de atividades físicas. Por isso, a cirurgia de redução de mamas, além de gerar baixo desconforto pós-operatório, é responsável por um alívio das dores. Ainda facilita o desempenho de tarefas cotidianas e também aumenta a autoestima.

Rinoplastia e melhora da respiração

A rinoplastia, que mexe com a forma estética do nariz, é também responsável por melhorar questões respiratórias. O procedimento é usado para correções do septo nasal e alargamento das estruturas dentro da cavidade nasal, por exemplo. Isso influencia na qualidade do sono e ainda melhora a tolerância a exercícios físicos, já que a respiração passa a ocorrer de maneira saudável e correta.

A remoção de pele e aumento da mobilidade

Pele em excesso é gerada, principalmente, quando a pessoa passa pela perda de uma grande quantidade de peso. Com isso podem vir, além do desconforto físico, também as infecções nas dobras (abdômen, parte interna das coxas, abaixo dos seios) e erupção cutânea. Por isso, cirurgias plásticas de remoção de pele ajudam a resolver esses problemas e melhorar a mobilidade da pessoa.

Visão mais clara com a cirurgia de pálpebra

A blefaroplastia, conhecida como cirurgia de pálpebra, além de influenciar positivamente na questão estética, também é responsável por propiciar a melhoria da visão. Isso porque as pálpebras caídas reduzem o campo visual principalmente em pessoas idosas, já que com o passar o tempo a pele da região tende a ficar fina e enrugada.

Tipos de cirurgias plásticas

O objetivo da cirurgia plástica é reconstituir ou modificar uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas e dividem-se em dois tipos: reparadora e estética.

Cirurgia plástica reparadora

A cirurgia plástica reparadora tem a finalidade de corrigir defeitos congênitos ou adquiridos e lesões deformantes. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica, quando há a patologia congênita ou adquirida devidamente reconhecida ou ainda quando existe déficit funcional parcial ou total cujo tratamento exige recursos técnicos da cirurgia plástica.

São procedimentos em que a cirurgia plástica procura aprimorar ou recuperar as funções, e ainda restabelecer a forma mais próxima possível do normal.

Alguns exemplos de cirurgia plástica reparadora são: cisto e câncer de pele; atenuação ou reversão de defeitos congênitos; sequelas deixadas em portadores de câncer; sequelas em pacientes queimados; sequelas em acidentados e traumatizados e sequelas em ex-obesos que fizeram cirurgia bariátrica.

Cirurgia plástica estética

Já a cirurgia plástica estética é feita com o propósito de melhorar a aparência do paciente. Quando a pessoa se submete a tal procedimento cirúrgico não o faz com o propósito de alcançar melhora em seu estado de saúde, mas de aperfeiçoar algum aspecto físico que não gosta, ou seja, condições que não lhe causam prejuízo da ordem funcional, mas sim de ordem psicológica. Alguns exemplos são: alteração da forma e tamanho do nariz, orelhas e mamas e retirada de excesso de pele do corpo.

Atualmente, as duas cirurgias plásticas estéticas mais realizadas no Brasil são a lipoaspiração e o implante de prótese de silicone nos seios.

CIRURGIÃO PLÁSTICO

Celso A. Souza - CRM 21.896

Atende todas as terças-feiras na Gilmar Kochhann Clínica Cirúrgica

Rua Aparício Mariense, 2080

Fones 3431.1707 | 99975.6642

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura