A partir do dia 13 de dezembro, as carteiras de trabalho impressas não serão mais emitidas no Rio Grande do Sul. O documento que antes era físico, agora deve ser apresentado apenas em sua forma digital. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE – RS), comunicou que cerca de 120 agências FGTAS/Sine e Balcão Cidadão, que prestam serviço de encaminhamento da Carteira de Trabalho na forma física, encerrarão suas atividades.

 

De acordo com a portaria nº 1.065, de 23 de setembro de 2019, a Carteira de Trabalho Digital equivalerá totalmente a sua versão física. Além disso, ela estará previamente emitida a todos os inscritos no Cadastro de Pessoa Física (CPF), sendo necessária apenas sua habilitação.

 

As carteiras impressas só serão produzidas para os trabalhadores contratados por microempreendedores individuas, até janeiro de 2020, conforme garantido obrigatoriamente pela eSocial.

 

A carteira de trabalho digital pode ser conferida em qualquer dispositivo, sendo computador ou celular, que tenha acesso à internet. Ela pode ser acessada no site do Governo Federal ou pelo aplicativo disponível na Play Store e App Store. O processo é inteiramente gratuito.

 

 

O cadastro para habilitação da Carteira de Trabalho Digital pode ser feito pelo link: Acesso.gov.br.

 

 

Fonte: Portal do Estado do RS

Por: Erika Dal’Carobo

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura