• Guia

Representantes são-borjenses participam da 32ª edição do Enart

Nesta sexta-feira, dia 17 de novembro, começa a 32ª edição do Encontro de Artes e Tradição (Enart) e vai até o dia 19. A cerimônia de abertura acontece na sexta-feira, a partir das 19 horas, em Santa Cruz com a apresentação do CTG Tiarayú, vencedor das danças tradicionais gaúchas de 2016. O evento que é considerado o maior de arte amadora da América Latina, tem expectativa de receber um público de cerca de 40 mil pessoas.

A cidade de São Borja será muito bem representada nas diversas categorias da competição. Vão disputar na Danças Tradicionais Força B, com a invernada do CTG Tropilha Crioula; Dança Tradicionais com a invernada do Centro Nativista Boitatá; Gaita Piano com Marcelo Vinicius Garcia Dornelles, do CTG Tropilha Crioula; Interprete Solista Vocal Feminino com Ariele Machado dos Santos do Centro Nativista Boitatá; Trova Mi Maior de Gavetão, Trova de Martelo, Trova Estilo Gildo de Freitas e Pajada com João Valmor Barros da Rocha, do PTG João Manoel.

O são-borjense Pedro Ernani Lago, 1º Guri Farroupilha participará do Enart acompanhando com a gaita um concorrente de Santo Ângelo. O objetivo do encontro é a preservação, valorização e divulgação das artes, tradições e costumes da cultura popular do Rio Grande do Sul.

 Por Sara Moraes

Fonte: MTG.org

Programação da Feira do Livro agita semana em São Borja

A Feira do Livro acontece essa semana em São Borja, do dia 8 ao 11 de novembro. O tema deste ano é “Redescobrindo nossa identidade missioneira”. A Pré-feira começa esta terça-feira, dia 7 de novembro, com a apresentação teatral musical “Aventuras na Terra Gaúcha” no Centro Nativista Boitatá. Haverá duas sessões, uma pela amanhã às 8h30min, e outra à tarde, às 14h30min.

No dia 8 a programação começa a partir das 8h30min, na Praça XV de Novembro com a última etapa do Prêmio Leitura na Escola. Durante a semana, a programação do evento contará com atividades como apresentações teatrais, apresentação da Banda Municipal Tusnelda Lima Barbosa, mesa redonda e um show especial do cantor Mário Barbará, Patrono da Feira do Livro 2017.

O evento conta ainda com as atividades permanentes como a Banca de Troca de Livros da Biblioteca Municipal; a Rádio Feira; apresentação de projetos e cursos pelo Instituo Federal Farroupilha; oficina de inglês e práticas dos alunos dos cursos de design de sobrancelhas, barbeiro e cabeleireiro oferecidas pelo Senac; e Varal do Cordel com apresentações dos trabalhos de literatura de cordel produzidos na Associação de Moradores da Vila Boa Vista. 

Por Sara Moraes 

Fonte: Decom

 

feiralivro

 

Dia dos Finados movimenta cemitérios de São Borja

Nesta quinta-feira, dia 2 de novembro, o feriado do dia dos Finados movimentará os cemitérios do município. Os dois principais cemitérios da cidade, o Jardim da Paz e o Nossa Senhora da Conceição vão funcionar das 7 às 19 horas, sem intervalo para almoço. A previsão é de que os dois locais recebam cerca de 10 mil visitantes.

Para facilitar a locomoção do público haverá linhas especiais de ônibus, entre o Cemitério Jardim da Paz, no bairro Florêncio Guimarães, e o Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Passo. Serão dois ônibus, um saindo de cada cemitério em direção ao outro, entre 8h20min e 17h20min.

Por Sara Moraes

Instituto Federal Farroupilha suspende aulas por surto de caxumba

O IFFar campus São Borja suspende aulas desta terça, dia 31 de outubro e quarta-feira, dia 1° de novembro, em virtude de um surto de caxumba, que atingiu cerca de 25 alunos do campus nas últimas semanas.

 

Seguindo orientações de profissionais de saúde consultados, a suspensão das aulas é uma medida de precaução visando evitar novos contágios e se estende aos estudantes dos cursos diurnos e noturnos, a partir da data estipulada.

O retorno normal às aulas ocorre na segunda-feira, dia 6 de novembro. Qualquer alteração desta data será comunicada via portal http://www.iffarroupilha.edu.br/sao-borja e na página institucional do campus no facebook.com/iffarroupilhasb.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Festa do Padroeiro reuniu bom público na programação

A programação religiosa em comemoração à data do padroeiro da Paróquia do centro e do município, São Francisco de Borja, se encerrou no feriado municipal de 10 de outubro. 

O evento começou no dia 1º de outubro com almoço festivo, novena e quermesse, e se encerraram exatamente da data dedicada ao padroeiro com benção especial, carreata, procissão e missa campal.

Pouco antes da procissão, houve uma benção especial aos pacientes internados no Hospital Ivan Goulart e depois os fieis seguiram pelas ruas do centro da cidade até a frente da matriz, na praça XV de Novembro.

Na última parte da festa religiosa foi realizada a missa campal presidida pelo bispo diocesano Dom José Mário Angonese e concelebrada pelos padres Aodomar Wandscher, Leandro Francisco e Domingos Vercelino, ministros e integrantes de pastorais e departamentos da igreja.

 

padroeiro1

Veículos e motoristas receberam a benção dos padres (Foto: Facebook Paróquia)

padroeiro2

Procissão foi acompanhada por centenas de fieis (Foto: Facebook Paróquia)

 

Fenaoeste começa neste sábado e segue até dia 15 de outubro com muitas atrações

Neste sábado, dia 7, inicia a maior feira agropecuária do interior do Rio Grande do Sul. A Fenaoeste completa 10 anos em 2017 e para comemorar o Sindicato Rural de São Borja preparou uma grande programação com oficinas, provas campeiras, palestras, remates, shows e muitas atrações.

ENTRADA LIBERADA

Além deste sábado e do domingo, dia 8, a entrada será gratuita na terça-feira, dia 10, feriado do padroeiro do município. Na quinta-feira, dia 12, será possível acessar o evento sem pagar ingresso até às 18 horas. Depois será cobrado o valor de R$ 15,00.

PROGRAMAÇÃO

- Dia 9 (segunda-feira), às 20 horas, abertura da 22ª Mostra da Indústria e Comércio no pavilhão da Acisb e a partir das 23h45min, show da banda Comunidade Nin Jitsu.

- Dia 10 (terça-feira), às 20 horas, show com Érlon Péricles, Ângelo Franco, Cristiano Quevedo e grupo.

- Dia 11 (quarta-feira), show da dupla Henrique e Juliano.

- Dia 12 (quinta-feira), às 10h30min, caravana circo-instrumental e às 20 horas, show com Mano Lima e na sequência Mário Barbará e Chico Saratt.

- Dia 13 (sexta-feira), às 23h45min, show de Marília Mendonça.

- Dia 14 (sábado), às 18 horas, abertura oficial da Fenaoeste e às 23h45min, show de Armandinho.

- Dia 15 (domingo), às 16 horas, mateada promovida pela Erva Mate Rei Verde e às 20 horas, show da dupla Maiara e Maraisa.

22359205 1445691658840562 97421665 n

Provas campeiras foram realizadas na manhã deste sábado (Foto: AM Comunicação)

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura