Encerrou neste domingo a 15ª Semana Nacional dos Museus em São Borja

Encerrou neste domingo 21 de maio, as atividades alusivas a 15ª Semana Nacional dos Museus em São Borja. Durante as programações do evento foram ofertados a comunidade são-borjense diversas atividades como palestras, exposições entre outras.

 

A cerimônia de encerramento das atividades ocorreu na Casa Memorial João Goulart no dia 19, e no dia 20 foi a vez do museu Ergológico da Estância encerrar suas atividades onde contou com a apresentação do espetáculo "Museu Vivo". No domingo foi dia de fazer visitações aos museus e assim encerrando totalmente as atividades alusivas a semana dos museus.

 

O evento teve apoiadores como a Caixa Econômica Federal, Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Vivo e Infraero.

Por Bárbara Moraes

 

 

Museu

 

Ricardo Fraga e Cecílio Guimarães músicos há 10 anos fizeram uma bela apresentação no Memorial João Goulart (Foto: Reprodução Facebook/Memorial João Goulart)

 

 

museu22

 

No Museu Ergológico de Estância grande público prestigiou o evento (Foto: Cristiano Garcia)

 

 

 

Cine autorama será realizado em São Borja

 

O Cine Autorama é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura. No ano de 2017 o projeto percorrerá 20 cidades do interior de São Paulo e Rio Grande do Sul. Suas exibições são ao ar livre, onde as pessoas assistem aos filmes no conforto dos seus carros.

O cinema drive-in como era conhecido nas décadas de 40 e 50 chegará à São Borja nos dias 2 e 3 de junho e será sediado na Praça da Estação Férrea, a entrada será gratuita e  para participar basta entrar no site do cine autorama e reservar seu lugar. Quem não conseguir fazer as reservas pode deslocar-se ao local do evento e aguardar na fila de espera.

Na primeira noite às 20 horas, irá passar o filme Grease Nos Tempos da Brilhantina e no segundo às 20 horas, o filme Elis, as reservas  devem ser feitas pelo site do projeto www.cineautorama.com.br.

Por Bárbara Moraes

Fonte: Cine autorama

1º Seminário “A Pessoa com Deficiência em Cena” acontece nesta sexta-feira

 

Ocorrerá na manhã desta sexta-feira, dia 19, o 1º Seminário “A Pessoa com Deficiência em Cena”. Conforme  a organização do evento serão 3 palestrantes abordando temáticas como os processos da comunicação digital para a pessoa com deficiência, a deficiência física e o processo de inclusão no ensino regular: condições de saúde e aprendizagem e a  educação inclusiva.

 

O evento vai acontecer na 35ª Coordenadoria Regional de Educação, das 8h30min às 12 horas a entrada será 1kg de alimento não perecível que serão doados para APAE, pois é uma instituição filantrópica e precisa do auxílio da sociedade para manter-se.

 

O seminário conta com parcerias da APAE, Unipampa, Anhanguera e 35ª Coordenadoria Regional de Educação e convida a comunidade são-borjense a prestigiar o evento.

 Por Barbara Moraes 

 

Fonte: Organização do evento 

Antigo prédio do Banrisul em São Borja é colocado à venda

A população e as principais lideranças da cidade ficaram surpresos com uma placa de vende-se que apareceu esta semana no antigo prédio do Banrisul, junto à praça XV de Novembro, centro de São Borja.

O prédio, considerado histórico pelas autoridades locais, embora não seja tombado e nem tenha sido declarado de utilidade pública, funcionou como agência do Banrisul há décadas.

 

A principal ideia era transformar o prédio considerado histórico em um museu missioneiro ou em um centro de cultura. Há alguns anos, o projeto Rumos de São Borja elaborou um abaixo assinado enviado ao governo pedindo a destinação do prédio ao município e seu devido tombamento junto ao patrimônio histórico.

 

Mesmo com as promessas de dirigentes do Banco e de governadores de que o assunto seria estudado, nunca houve resposta em favor do município.

 

Mais informações na Folha de São Borja desta quarta-feira, dia 17 de maio

Faltam duas semanas para o encerramento da campanha de vacinação H1N1

O “Dia D” de vacinação contra Gripe H1N1 ocorreu no último sábado em São Borja, porém os resultados foram de baixos percentuais para os grupos de risco, a meta era de vacinar 90% da população, apenas os grupos de risco não atingiram a meta. Segundo o Ministério da Saúde falta entorno de 1.415 crianças receber a vacina.

 

Os números de vacinados até o momento é de Crianças de 6 meses a 4 anos: 1.923 (57,61%); Trabalhadores de Saúde: 1.254 (102,62%); Gestantes: 340 (61,71%); Puérperas: 95 (104,40%); Idosos: 7.712 (91,06%); Doentes Crônicos: 4.787. O encerramento da campanha de vacinação será no dia 26 de maio.

 

A Secretaria da Saúde solicita aos pais que levem seus filhos, em qualquer uma das unidades municipais. A Central de Vacinas funciona no antigo Hospital São Francisco das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, já nas ESFs o horário de atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas.

Por: Bárbara Moraes

Campanha do Agasalho 2017 de São Borja inicia hoje

Nesta segunda-feira 15 de maio, inicia a Campanha do Agasalho 2017 de São Borja e irá até dia 4 de junho. A campanha contará com pontos de coleta espalhados pela cidade, o foco deste ano segundo Marilene Alves, Secretária designada de Desenvolvimento Social, é somente arrecadar roupas de inverno.

 

O dia “D de Arrecadação” está definido para o dia 3 de junho e contará com a participação e organização do 2º RC Mec e demais entidades parceiras.

 

As doações podem ser feitas na  Acisb, Instituto Federal Farroupilha, Unipampa, Uergs,Sindilojas, 2º RC Mec, Brigada Militar, Bombeiros, Câmara de vereadores, Sesc, Estratégias da Saúde da Família(ESF’S) e CRAS.

Por Bárbara Moraes 

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: folhadesaoborja@gmail.com

assinatura