• Guia

Iniciam hoje as atividades da 27ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora

 

Começa hoje, dia 17 de outubro, a programação da 27ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora, com a missa do primeiro tríduo de Nossa Senhora Conquistadora, na igreja Matriz Imaculada Conceição no Passo, às 19 horas.

 

A expectativa de públicodas paróquias é de cerca de 15 mil fiéis na Romaria Diocesana, além da presença do bispo Dom José Mario Angonose e outros 30 padres que participam das atividades programadas.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 17, quarta-feira: Missa na Paróquia Imaculada Conceição (Passo), às 19 horas;

Dia 18, quinta-feira: Missa na Paróquia São Francisco de Borja (Centro), às 19 horas;

Dia 19, sexta-feira: Panfletagem nos semáforos;

Dia 20, sábado: Momento Mariano, às 19h30min, no Parcão;

Dia 21, domingo: 5h: Vigília (Parcão); 7h: Recepção aos romeiros (Parcão); 9h30min: Caminhada pela Borges do Canto até o Parque Serafim Dornelles Vargas; 12h: Almoço; 13h: Apresentações de bandas católicas/ Atendimento de bênçãos e confissões e às 15h: celebração de envio.

Por: Gabrielli Leiria

MEC aprova curso de Direito para a Unipampa

A comissão avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC) aprova a implantação do Curso de Direito no campus da Unipampa, em São Borja. O MEC atribuiu nota 5, que é a máxima, para a estrutura funcional dos prédios, o corpo docente e os recursos técnico-didáticos do campus.

O diretor do campus, Ronaldo Colvero, os coordenadores administrativo e acadêmico, Luís André e Muriel Pinto, a coordenadora do curso de Direito, Lisianne Ceolin e demais professores do curso acompanharam os trabalhos dos avaliadores e hoje, dia 5 de outubro, comemoraram ao receber o comunicado positivo do MEC.

O prefeito Eduardo Bonotto também se manifestou nesta quinta-feira muito feliz com a vinda do Curso de Direito. Disse de sua participação direta no processo e elogiou o trabalho da Unipampa. Informações sobre acesso e início de aulas ainda não foram definidos

 

 

Radar Meteorológico foi implantado em São Borja

Técnicos do Instituto Nacional em Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos (SP), realizaram nessa segunda-feira, dia 1° de outubro, a instalação do radar meteorológico.

 

 

Com a instalação em São Borja, será possível auxiliar a defesa civil com a monitoração dos eventos climáticos dos municípios das regiões da Fronteira Oeste e Missões.

 

O radar faz parte das ações do Projeto Relâmpago, em que sistemas de plataformas meteorológicas são implantadas com a expectativa de prever com antecedência, temporais, tempestades de raios, descargas atmosféricas, grandes volumes de chuva e riscos de enchentes.

 

A Secretaria de Infraestrutura colaborou com a montagem da parte estrutural para a sustentação dos equipamentos, e dispositivos de proteção, segurança e conexão banda larga. As operações devem começar em novembro, para até meados de dezembro estarem em pleno funcionamento.

Por: Gabrielli Leiria

 Fonte: Decom/Prefeitura

Programação do Padroeiro de São Borja começa nesta segunda-feira

Começa hoje, dia 1º e segue até o dia 10 de outubro a programação da paróquia católica do centro de São Borja para festejar a passagem da data dedicada a seu padroeiro, que também é o padroeiro do município, São Francisco de Borja. 

 

A primeira atividade será uma novena em louvor ao santo que se estende até o dia 9, sempre às 19 horas, na matriz do Centro, tendo como tema geral a 27ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora e como lema “com Maria e São Francisco de Borja seguimos os passos de Jesus”.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 1º (segunda-feira): o tema da novena será “Maria Rainha dos Céus”, o segmento convidado será Exército, Brigada Militar, Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal e a celebração será do padre Itamar Fiuza, de Uruguaiana.

Dia 2 (terça-feira): “Maria, mulher de fé”, os convidados são profissionais da saúde e a celebração será do padre Guilherme de Lima, de Itaqui.

Dia 3 (quarta-feira): “Maria, primeira cristã e missionária”, são convidadas as crianças e os meios de comunicação e o padre Aodomar Wandscher, de São Borja, vai celebrar.

Dia 4 (quinta-feira): “Maria, a cheia de graça”, os convidados são as universidades e escolas e a celebração será do frei Anderson Fontes, de Uruguaiana.

Dia 5 (sexta-feira): “Maria, mãe da reconciliação”, os convidados são funcionários públicos e clubes de serviço e a celebração será do padre Leandro Santiago, de São Borja.

Dia 6 (sábado): “protegidos pelo manto da mãe”, serão convidados os tradicionalistas, pois haverá missa crioula celebrada pelo padre Silvano Mello, de Santiago.

Dia 7 (domingo): “Maria, entregue a Deus e aos irmãos”, os convidados são os profissionais do comércio e vão celebrar os padres Domingos Vercelino, de São Borja, e Leonardo Barrios, da Argentina.

Dia 8 (segunda-feira): “construir uma casa para a mãe”, são convidados profissionais da agricultura e pecuária e o padre Arthur Friggi, de Uruguaiana, vai celebrar

Dia 9 (terça-feira): “Maria, mãe solidária”, são convidados serviços, pastorais e movimentos da igreja e a celebração será do bispo diocesano, Dom José Mário Angonese, de Uruguaiana.

 

Após as celebrações da novena, todas as noites, ao lado da igreja matriz, haverá praça de alimentação e apresentações artísticas.

Boitatá é bi-campeão na Inter-regional do Enart em Santo Ângelo

A invernada adulta do Centro Nativista Boitatá consagra-se bi-campeã da categoria Força B na Inter-regional que aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, em Santo Ângelo.

A 2ª Inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2018 contou com a participação de dez entidades tradicionalistas do Estado. O maior evento de arte amadora da América Latina que é uma realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em conjunto com a Fundação Cultural Gaúcha e 3ª Região Tradicionalista.

A primeira Inter-regional aconteceu em Campo Bom, a segunda em Santo Ângelo e a terceira será em Lajeado, nos dias 20 e 21 de outubro. E a grande final do Enart 2018 acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro, e contará novamente com 40 grupos classificados para a classificatória (sexta-feira e sábado) e 20 finalistas no domingo.

 

Fonte: Rádio Santo Ângelo

 

 

Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva foi inaugurado em São Borja

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, a cerimônia de inauguração do Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (CER).

 

O centro inicia com uma estrutura para atender 1.500 pacientes por mês, e uma equipe básica de sete fisioterapeutas, duas fonoaudiólogas, uma enfermeira, uma assistente social, três agentes operacionais e duas servidoras da área de higienização.

 

O quadro inicial de funcionários atenderá a demanda local, mas a expectativa de atendimentos é abranger futuramente 26 municípios da região das missões. O centro localizado em frente à Praça da Lagoa, foi liberado após a vistoria dos Técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde.

Por: Gabrielli Leiria

Fonte: Decom/Prefeitura

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura