São Borja contabiliza 2,4 mil focos do Aedes Aegypt em 2019

Após um levantamento feito pelo Serviço de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do município, constatou-se que de janeiro a outubro foram registrados cerca de 2,3 mil focos de Aedes Aegypt. O cálculo é feito bimestralmente, e a soma dos últimos meses do ano mostra um aumento em relação ao ano passado, quando foram 1.524 focos.

 

Com o aumento das temperaturas, e consequentemente das chuvas, a tendência é que o número de mosquitos também aumente. O mosquito Aedes Aegypt pode vir a ser transmissor de várias doenças, sendo elas: dengue, chkungunya, zika vírus e febre amarela.

 

Após todas as avaliações, foi constatado que a região centro-sul da cidade é a que apresenta maior número de larvas. Foram 968 de janeiro até outubro. O bairro Pirahy aparece em segundo lugar com 469 casos, vindo a seguir o bairro do Passo, com 395 registros. Já o bairro José Alvarez contabilizou 373 registros, a vila Umbu, 76 e a vila de Nhu-Porã, outros 19.

Fonte: Decom/Prefeitura

Por: Erika Dal’Carobo

Estudante de mestrado lança série de podcasts sobre personagens das Missões

A série de podcasts foi criada pela jornalista e estudante do mestrado em Comunicação e Indústria Criativa, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Larissa Burchard.  A produção, denominada “Além da Terra Vermelha”, faz referência ao solo das Missões no Rio Grande do Sul. De acordo com a criadora, a série busca contar histórias extraordinárias da região missioneira.

Um dos diferenciais desta série é a utilização de efeitos sonoros que lembram rádio novela. A primeira temporada, intitulada “Em busca de terra firme”, conta a história de três imigrantes na região das missões: Naila Baja, Sérgio Ridoré e Aziz Abdoul. Cada episódio da composição tem duração entre 15 e 20 minutos, distribuídos nas plataformas Spotify, SoundCloud, Apple podcast e Google podcast. Para ouvi-los basta ter acesso à internet.

A produção tem caráter documental e jornalístico e, além disso, foi executada a partir de diversas pesquisas relacionadas ao componente de mestrado da produtora. A elaboração do conjunto durou cerca de quatro meses, o período inclui pesquisa, plano de ação, produção e distribuição. Quem conduz o podcast é a própria produtora, Larissa. 

O projeto tem orientação da professora de jornalismo e orientadora do mestrado, Sara Feitosa. Mais informações podem ser obtidas através da página da série na rede social Facebook.

 

O que é um podcast?

O podcast é um formato recente que lembra, em partes, um programa de rádio. O que os difere é a periodicidade e a sua distribuição. Um podcast é gravado previamente e pode ser publicado semanalmente ou, até mesmo, mensalmente. Nesse formato você pode ouvir o produto quando e onde quiser, basta ter acesso à internet ou a uma das plataformas em que ele está disponível.

Normalmente o podcast pode consistir em abordar uma determinada temática, trazer diferentes visões para um debate, ou pode proporcionar conversas sobre diversos assuntos. Recentemente esse tipo de produção tornou-se também uma ferramenta para os jornalistas. Respeitando o formato e prezando pela apuração do conteúdo, cada vez mais jornais digitais aderem aos podcasts.

Fonte: Divulgação/G1

Por: Erika Dal’Carobo

Prefeitura divulga programação para Natal 2019

Intitulado Natal Gaúcho na Capital do Fandango, as festividades natalinas em São Borja serão realizadas entre os dias 8 e 22 de dezembro. As atividades contam com a decoração de duas das praças, a XV de Novembro, onde será realizada a chegada do Papai Noel no dia 8 de dezembro, e a praça Assis Brasil, onde ocorrerá o encerramento das atividades no dia 22.

 

No dia 8, na chegada do Papai Noel, também haverá a Cavalgada Luminosa, com saída da praça às 18 horas da praça do Passo, onde o personagem irá fazer visitas as casas da região. Durante a ocasião serão ligadas as luzes decorativas da praça. No dia também ocorrerão apresentações artísticas na Plataforma Cívica.

 

Até o encerramento das atividades no dia 22, o Papai Noel estará visitando as escolas, bairros e o interior do município.

Fonte: Decom/Prefeitura

Por: Erika Dal’Carobo

Professores em greve protestam com passeata iluminada

Com organização do CPERS, os professores estaduais, em parceria com a comunidade de São Borja, realizaram um ato referente a greve dos docentes. A chamada Passeata Iluminada ocorreu no dia 29 de novembro, às 20 horas, no Parque Esportivo General Vargas (Parcão). Os participantes andaram pelas ruas de com lanternas e seus celulares em mãos em forma de protesto.

 

Uma das participantes do movimento, a diretora do 16º núcleo do CPERS, Maria de Fátima Contreira, afirma que o ato reafirma a luta dos professores. “Nós estamos aqui exatamente para mostrar para o governo que nós não concordamos com o que o governo está fazendo com os servidores públicos” diz a diretora.

 

De acordo com Maria de Fátima, na região do 16º núcleo, que abrange cinco cidades, são 16 escolas totalmente paralisadas. Na cidade de Itaqui, todas estão paralisadas. Para ela, é muito importante o apoio da comunidade para fortalecer a causa.

 

Um dos alunos presentes na ocasião, estudante do 2º ano do ensino médio, Daniel Dorneles, diz que os professores estão ensinando os alunos a lutarem pelos nossos direitos. De acordo com ele, o apoio na luta dos professores é de extrema importância. “Não podemos deixar os professores lutando sozinhos, sendo que eles estão perdendo seus direitos”, afirma o aluno.

 

Os professores contam também com o apoio dos estabelecimentos da cidade. Muitas lojas do comércio colaram cartazes em suas faixadas com os dizeres: “Este estabelecimento apoia os professores”. Em apoio, a Câmara de Vereadores do município também promoveu uma moção de repúdio aos cortes.

 

Fonte: CPERS

Por: Erika Dal’Carobo

Matrículas nas escolas de São Borja poderão ser feitas online

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o secretário da educação do município, João Carlos Reolon, a partir de 2020 as matrículas para o ano letivo nas escolas poderão ser feitas online e sem sair de casa. Isso também facilitaria na impressão de documentos e no acesso a informações. Outra novidade será o registro de frequência direto no sistema, bem como o registro de suas notas.

 

Essas mudanças são reflexo de dois fatores, a implantação dos serviços de Tecnologia da Informação e o uso do software E-cidade. A partir disso, 12 escolas municipais serão contempladas pelo sistema. De acordo com a secretaria, os servidores das escolas estão sendo treinados para acessar o sistema.

 

Para o próximo ano letivo a matrícula ainda é feita da maneira tradicional, de forma presencial. O novo sistema deve começar a vigorar a partir do fim de 2020, quando são feitas as matrículas para 2021.

 

Fonte: Decom/Prefeitura

Por: Erika Dal’Carobo

Horário e local das provas para o concurso da prefeitura de São Borja já estão disponíveis

Através de edital foram publicados o horário e o local das provas do concurso público e para o processo seletivo simplificado da prefeitura de São Borja. As provas para o concurso público serão realizadas no dia 1º de dezembro. Já as provas para o processo seletivo serão aplicadas no próximo sábado, dia 30 de novembro. O local das provas variam e o candidato pode consultar o local através do site da instituição que realiza o processo seletivo, disponível no link: www.fundatec.org.br, utilizando o número do seu CPF.

 

Para quem concorre a vagas de nível superior, as provas ocorrerão pela manhã, com três horas de duração. A apresentação do candidato será às 8h30min, com fechamento dos portões às 9h30min. A prova começará às 9h40min. Para aqueles que concorrem a vagas de nível técnico e nível médio completo, a aplicação das provas será no turno da tarde, durante três horas. A apresentação dos candidatos será às 14 horas, com fechamento dos portões às 15 horas e início da prova às 15h10min. 

 

Para quem participa do processo seletivo, os horários mudam. Para os candidatos de nível superior completo e nível fundamental completo, as provas serão aplicadas no turno da manhã, no sábado, dia 30. Os candidatos devem estar no local das provas às 8 horas; o fechamento dos portões será às 9 horas e o início das provas será às 9h10min. Já os candidatos de nível técnico completo e nível médio completo farão prova no turno da tarde, também do dia 30. Quem for fazer a prova deve estar no local às 14 horas; o fechamento dos portões será às 15 horas e o início das provas às 15h10min. 

 

A prefeitura de São Borja divulgou que no total foram cerca de 8,5 mil inscritos para um total de 716 vagas disputadas, totalizando o maior número de inscrições da história da prefeitura.

 

Fonte: Prefeitura de São Borja

Por: Erika Dal'Carobo

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura