• Guia

Lei que denomina São Borja Capital do Fandango é sancionada por governador

A solenidade ocorreu no Palácio Piratini, no dia 9 de janeiro, onde o governo José Ivo Sartori assinou a lei que denomina São Borja a Capital Gaúcha do Fandango. O evento contou com inúmeras autoridades do município e representantes de quatro entidades tradicionalistas Centro Nativista Boitatá, CTG Tropilha Crioula, PTG João Manoel e CFTG Farroupilha.

Durante a solenidade, prendas e peões se apresentaram dançando alguns ritmos da cultura gaúcha, dando uma mostra dos motivos que levaram a cidade ser reconhecida como a maior semana Farroupilha do Rio Grande do Sul.

São Borja chamou a atenção do jornalista Giovanni Grizotti pela qualidade e investimentos das programações das entidades durante a Semana Farroupilha. A partir de uma série de reportagens, Grizotti chamou o município de Capital do Fandango.

Aproveitando a distinção dada pelo jornalista, o vereador Élvio Feltrin apresentou a ideia ao Deputado Estadual Lucas Redecker, que encaminhou o projeto de lei, o qual foi aprovado no dia 5 de dezembro de 2017 com 45 votos na Assembleia Legislativa.

Fonte: Decom

Hospital Ivan Goulart investe em parto normal humanizado

Desde o ano passado, a partir da inauguração do Centro de Parto Normal do HIG, vem sendo realizados aquisições e implantações de rotinas de melhorias para a implantação do parto normal humanizado.

O centro de parto normal tem o intuito de promover a ampliação do acesso, do vínculo e do atendimento ao parto, a mãe e o bebê, onde o ambiente procura oferecer bem-estar e tranquilidade às gestantes. 

Atualmente, o HIG está utilizado alguns métodos não farmacológicos como: bola, banho morno de aspersão, massagens corporais, exercícios respiratórios e o cavalinho. Estes instrumentos são conduzidos por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas do hospital que buscam de forma integrada aumentar o relaxamento e ajudar a aliviar a dor durante o trabalho de parto.

Fonte: Assessoria HIG

Feira de Natal acontece esta semana em São Borja

Nesta semana acontece a Feira de Natal na Praça XV de Novembro. O evento ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, das 8 às 19 horas. A feira espera receber cerca de 30 feirantes que comercializam produtos como artesanato, bazar, entre outros.

O evento tem como finalidade aproveitar a data especial para fomentar o comércio local e aumentar as vendas de final de ano. Em conjunto com a Feira de Natal, o Centro de Comércio Popular vai incentivar as vendas através de descontos e promoções em todos os estandes.

 

 

Por Sara Moraes

Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja

Inscrições para o 51º Concurso de Música do Carnaval 2018 estão abertas

Começaram as inscrições para o 51º Concurso Regional de Músicas do Carnaval Apparício Silva Rillo 2018. O período de inscrições é até o dia 28 de dezembro e podem ser feitas via formulário e enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou presencialmente na Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

A seleção das marchas e sambas classificados no concurso acontecerá nos dias 4 e 5 de janeiro. A programação do evento musical também acontece no mês janeiro nos dias 25, 26 e 27, no Cais do Porto. Para mais informações sobre as inscrições e a programação da festa acesse o site da Prefeitura de São Borja.

Por Sara Moraes

Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja 

Pedidos de isenção do IPTU podem ser feitos a partir de sexta - feira

A partir do dia 15 de dezembro, inicia o prazo para o contribuinte solicitar o pedido de isenção do IPTU 2018.

Entre os requisitos de solicitação do benefício estão a ter renda de até um salário mínimo e meio, possuir apenas um imóvel e apresentar documentos de todos os integrantes da família. A solicitação deve ser encaminhada na prefeitura a Secretária Municipal da Fazenda até o dia 29 de dezembro.

Por Mayara Rodrigues

Fonte: Decom

Estacionamento rotativo temporário entra em vigor

Na quinta-feira, dia 7 de dezembro, foi anunciado a implantação do estacionamento rotativo temporário, que passa a valer a partir da sexta-feira, dia 8 até o dia 2 de janeiro. A lei que regulamenta o sistema temporário foi sancionada pelo prefeito Eduardo Bonotto. No total serão disponibilizadas 364 vagas, sendo gratuito para população.

O tempo máximo de permanência na vaga é de 2 horas. Os agentes de trânsito (Azulzinhos) serão os responsáveis para a contagem de tempo através do bloco, que indicara o horário da chegada.

Por Mayara Rodrigues

Fonte: Decom

 

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura