São-borjense promove evento em Ijuí

Acontece, na noite desta quarta-feira, dia 30, o evento 'Celebrar Ijuí', idealizado pela são-borjense Maria Angélica Saraiva, da empresa Maria Saraiva Festas e Eventos. O evento acontece anualmente no Valle Verde Centro de Eventos, naquela cidade, porém, com a pandemia, seu formato precisou ser adaptado.

A partir das 20 horas, acontecerão duas lives com dois shows das bandas Pimenta e Seus Comparsas e Carol Banda Show. A transmissão será pela página oficial no Facebook do Evento Celebrar Ijuí e pelo canal no YouTube.

'Avante Apae': projeto da entidade visa ampliação do número de atendimentos

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, o projeto “Avante Apae” segue firme, com sorteio de um carro zero quilômetro para arrecadação de fundos e ampliação dos atendimentos pela entidade. O trabalho visa atender ainda mais crianças e pacientes em um segundo endereço, localizado na Vila Cabeleira. O presidente da entidade, Ricardo Dornelles Souza, mostra-se otimista em relação ao projeto e também, pela forma como ele foi abraçado por produtores rurais, empresários e pela comunidade são-borjense.

“No momento, é uma ampliação da nossa estrutura física do centro, com o objetivo de aumentar os atendimentos clínicos e pedagógicos. A Apae enfrenta dificuldades em consultórios e salas de aula. Com 51 anos de atuação, a entidade atende 247 pessoas atualmente. Mesmo que fossem contratados mais profissionais para atendimentos, não haveria espaço para realizar esses procedimentos”, afirma o presidente da entidade. A ideia do projeto “Avante Apae” partiu de sete empresários e produtores rurais da região e consiste na venda de cartelas para o sorteio de um veículo Wolkswagen Gol Zero KM, por R$ 50,00 a unidade e os recursos serão utilizados inteiramente para a construção de uma segunda estrutura para atendimentos.

Futuramente, a atual gestão da Apae de São Borja pretende ampliar a estrutura com piscina térmica, hortas com acessibilidade e um espaço de convivência em meio à natureza, com plantas e animais. Ricardo comenta que o projeto consiste em 5 etapas, que vão sendo concluídas e entregues de forma a não deixar nada para trás. Para saber mais, basta acessar a página da Apae São Borja no Facebook, onde a entidade mostra em diversos vídeos e fotos o andamento e prestação de contas da obra. 

Por: Tchaylen de Souza

São Borja contabiliza 2,4 mil focos do Aedes Aegypt em 2019

Após um levantamento feito pelo Serviço de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do município, constatou-se que de janeiro a outubro foram registrados cerca de 2,3 mil focos de Aedes Aegypt. O cálculo é feito bimestralmente, e a soma dos últimos meses do ano mostra um aumento em relação ao ano passado, quando foram 1.524 focos.

 

Com o aumento das temperaturas, e consequentemente das chuvas, a tendência é que o número de mosquitos também aumente. O mosquito Aedes Aegypt pode vir a ser transmissor de várias doenças, sendo elas: dengue, chkungunya, zika vírus e febre amarela.

 

Após todas as avaliações, foi constatado que a região centro-sul da cidade é a que apresenta maior número de larvas. Foram 968 de janeiro até outubro. O bairro Pirahy aparece em segundo lugar com 469 casos, vindo a seguir o bairro do Passo, com 395 registros. Já o bairro José Alvarez contabilizou 373 registros, a vila Umbu, 76 e a vila de Nhu-Porã, outros 19.

Fonte: Decom/Prefeitura

Por: Erika Dal’Carobo

Estudante de mestrado lança série de podcasts sobre personagens das Missões

A série de podcasts foi criada pela jornalista e estudante do mestrado em Comunicação e Indústria Criativa, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Larissa Burchard.  A produção, denominada “Além da Terra Vermelha”, faz referência ao solo das Missões no Rio Grande do Sul. De acordo com a criadora, a série busca contar histórias extraordinárias da região missioneira.

Um dos diferenciais desta série é a utilização de efeitos sonoros que lembram rádio novela. A primeira temporada, intitulada “Em busca de terra firme”, conta a história de três imigrantes na região das missões: Naila Baja, Sérgio Ridoré e Aziz Abdoul. Cada episódio da composição tem duração entre 15 e 20 minutos, distribuídos nas plataformas Spotify, SoundCloud, Apple podcast e Google podcast. Para ouvi-los basta ter acesso à internet.

A produção tem caráter documental e jornalístico e, além disso, foi executada a partir de diversas pesquisas relacionadas ao componente de mestrado da produtora. A elaboração do conjunto durou cerca de quatro meses, o período inclui pesquisa, plano de ação, produção e distribuição. Quem conduz o podcast é a própria produtora, Larissa. 

O projeto tem orientação da professora de jornalismo e orientadora do mestrado, Sara Feitosa. Mais informações podem ser obtidas através da página da série na rede social Facebook.

 

O que é um podcast?

O podcast é um formato recente que lembra, em partes, um programa de rádio. O que os difere é a periodicidade e a sua distribuição. Um podcast é gravado previamente e pode ser publicado semanalmente ou, até mesmo, mensalmente. Nesse formato você pode ouvir o produto quando e onde quiser, basta ter acesso à internet ou a uma das plataformas em que ele está disponível.

Normalmente o podcast pode consistir em abordar uma determinada temática, trazer diferentes visões para um debate, ou pode proporcionar conversas sobre diversos assuntos. Recentemente esse tipo de produção tornou-se também uma ferramenta para os jornalistas. Respeitando o formato e prezando pela apuração do conteúdo, cada vez mais jornais digitais aderem aos podcasts.

Fonte: Divulgação/G1

Por: Erika Dal’Carobo

Prefeitura divulga programação para Natal 2019

Intitulado Natal Gaúcho na Capital do Fandango, as festividades natalinas em São Borja serão realizadas entre os dias 8 e 22 de dezembro. As atividades contam com a decoração de duas das praças, a XV de Novembro, onde será realizada a chegada do Papai Noel no dia 8 de dezembro, e a praça Assis Brasil, onde ocorrerá o encerramento das atividades no dia 22.

 

No dia 8, na chegada do Papai Noel, também haverá a Cavalgada Luminosa, com saída da praça às 18 horas da praça do Passo, onde o personagem irá fazer visitas as casas da região. Durante a ocasião serão ligadas as luzes decorativas da praça. No dia também ocorrerão apresentações artísticas na Plataforma Cívica.

 

Até o encerramento das atividades no dia 22, o Papai Noel estará visitando as escolas, bairros e o interior do município.

Fonte: Decom/Prefeitura

Por: Erika Dal’Carobo

Professores em greve protestam com passeata iluminada

Com organização do CPERS, os professores estaduais, em parceria com a comunidade de São Borja, realizaram um ato referente a greve dos docentes. A chamada Passeata Iluminada ocorreu no dia 29 de novembro, às 20 horas, no Parque Esportivo General Vargas (Parcão). Os participantes andaram pelas ruas de com lanternas e seus celulares em mãos em forma de protesto.

 

Uma das participantes do movimento, a diretora do 16º núcleo do CPERS, Maria de Fátima Contreira, afirma que o ato reafirma a luta dos professores. “Nós estamos aqui exatamente para mostrar para o governo que nós não concordamos com o que o governo está fazendo com os servidores públicos” diz a diretora.

 

De acordo com Maria de Fátima, na região do 16º núcleo, que abrange cinco cidades, são 16 escolas totalmente paralisadas. Na cidade de Itaqui, todas estão paralisadas. Para ela, é muito importante o apoio da comunidade para fortalecer a causa.

 

Um dos alunos presentes na ocasião, estudante do 2º ano do ensino médio, Daniel Dorneles, diz que os professores estão ensinando os alunos a lutarem pelos nossos direitos. De acordo com ele, o apoio na luta dos professores é de extrema importância. “Não podemos deixar os professores lutando sozinhos, sendo que eles estão perdendo seus direitos”, afirma o aluno.

 

Os professores contam também com o apoio dos estabelecimentos da cidade. Muitas lojas do comércio colaram cartazes em suas faixadas com os dizeres: “Este estabelecimento apoia os professores”. Em apoio, a Câmara de Vereadores do município também promoveu uma moção de repúdio aos cortes.

 

Fonte: CPERS

Por: Erika Dal’Carobo

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua Riachuelo, 928 - Centro São Borja,RS - 97670-000
Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: folhadesaoborja@gmail.com

assinatura