O cortejo com a imagem de São João Batista, está confirmado para sexta-feira, dia 23. A celebração terá inicia às 19h30min, partindo das Ruas Moreira César com Bompland direção à Fonte de São João, onde ocorrerá o tradicional banho na imagem do santo. No dia 24, será servida uma mesa de doces para crianças carentes, denominada Mesa dos Inocentes.

 

O evento será realizado pela Prefeitura de São Borja,  através da secretaria de Turismo, Cultura e Eventos. A procissão centenária foi promovida muitos anos por uma festeira, a qual era responsável pela organização. Em 2010 a festeira trocou de religião e passou a realização dos festejos à responsabilidade da Prefeitura Municipal.

 

A primeira procissão aconteceu como forma de pagamento a uma promessa de uma mãe ao atendimento de um pedido feito a São João Batista. O filho tinha ido lutar na guerra e então a mãe prometeu que se ele voltasse com vida, ela agradeceria ao santo com uma procissão. Sem saber da promessa, o filho voltou e trouxe consigo uma estátua encontrada nos campos de batalhas, justamente de São João, ao qual sua mãe era devota. Tendo conhecimento do fato ocorrido, a fé do povo são-borjense em São João Batista, e nas águas que lhe banham, aumenta cada vez mais e atrai muitos fiéis até a procissão.

  • Por Barbara Moraes

  • Fonte: Decom/Prefeitura

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: folhadesaoborja@gmail.com

assinatura