A Liga de Combate ao Câncer de São Borja deu início a suas atividades de prevenção para o Outubro Rosa de 2019 nesta semana. O objetivo é frisar a importância do mês e conscientizar o máximo de mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é um dos mais recorrentes em mulheres no país.

A presidente da Liga, Venilde Facin, afirma que durante todo o mês de outubro o grupo realizará uma série de atividades voltadas a prevenção, seguindo seu lema: só é possível a cura, se houver a prevenção.

Confira o cronograma de atividades da Liga neste mês:

  • 01/10 a 09/10 – Campanha nas redes sociais da Liga.
  • 10/10 a 13/10 – Estande do grupo na Fenaoeste: em parceria com o Hospital Ivan Goulart, Secretaria Municipal da Saúde, Gabinete do Prefeito e Galo. O objetivo da atividade é vender lanches para arrecadação de fundos para auxílio de tratamento de pessoas em vulnerabilidade social.
  • 26/10 – 10ª "Caminhada em prol da Vida", que sairá da Secretaria Municipal de Saúde no Centro e percorrerá as principais ruas da cidade até o Parcão. No dia haverá arrecadação de doação de cabelos, com cortes de cabeleireiros profissionais, que servirão de matéria prima para a confecção de perucas para pacientes em tratamento do câncer. Na ocasião haverá mateada.

Além do cronograma oficial, a Liga estará participando de inúmeras palestras, todas com profissionais da área da saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, alguns dos sintomas do câncer de mama são: edemas na pele, dor na mama, descamação ou ulceração do mamilo e inversão do mamilo. É importante que a própria mulher faça o teste ao toque para saber se não há nenhum caroço no seio.

Fonte: Liga Feminina de Combate ao Câncer

Por: Erika Dal’Carobo

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura