Governo do Estado anuncia queda de 25,4% nos casos de homicídio registrados até outubro

Nesta quarta-feira, dia 12, o Governo do Estado anunciou, através de seu site oficial, uma queda de 25,4% nos casos de homicídio até outubro de 2019. Desde janeiro, o total de pessoas assassinadas no Rio Grande do Sul caiu de 1.997 para 1.490, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

 

De acordo com o órgão, o número de homicídios vem diminuindo durante todo o ano de 2019. O motivo da queda seria devido ao planejamento com territorial implantado pelo Programa Transversal e Estruturante RS Seguro. O Programa consiste em priorizar as ações nos 18 municípios que possuem os maiores índices de criminalidade.

 

A partir do levantamento, também foi constatado que outubro teve o menor número de latrocínios da história. Durante o mês foram registrados apenas dois casos de latrocínios (roubo seguido de morte) em todo o estado.

 

Fonte: Governo do Estado do RS

Por: Erika Dal’Carobo

Contrabando de agrotóxicos na Fronteira Oeste cresce 38%

No início do mês, a 13ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou um relatório sobre contrabando de agrotóxicos. De acordo com a PRF, esse tipo de crime cresceu 38% entre 2018 e 2019 na Fronteira Oeste.

 

Nos primeiros oito meses deste ano, foram apreendidos 619 quilos entre as cidades de Alegrete, Itaqui e Barra do Quaraí.

 

Já em agosto, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nos municípios de São Borja e Bozano, segundo a apreensão de 96 quilos de agrotóxicos que aconteceu em outubro de 2017.

 

O contrabando de agrotóxicos é enquadrado como crime ambiental, com multas que variam entre R$500 a R$2 milhões.

Fonte: Correio do Povo

Por: Carolina Rodrigues

Homem é executado em sua casa

Homens armados invadiram uma casa localizada na rua Doutor Moraes, bairro Florêncio Aquino Guimarães, por volta das 22h40min de terça-feira, dia 2, e executaram Abel Maikon Gresseli, de 28 anos. Ele foi socorrido, mas morreu algumas horas após dar entrada no Hospital Ivan Goulart.

Reportagem completa na edição de sábado da Folha de São Borja.

Polícia Civil do Estado faz operação para combater crimes de violência doméstica

Nesta quinta-feira, dia 5, a Polícia Civil começou a operação no Rio Grande do Sul no combate a crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher. Foram cumpridos 79 mandados de busca e apreensão e 26 mandados de prisão em todo o Estado.

A operação foi apelidada de Venus, é referente ao Agosto Lilás e aos 13 anos da Lei Maria da Penha. Ela ocorre de forma integrada e com a participação das 22 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher.

Até o momento, já foram apreendidos 9 armas e 5 prisões decretadas.

Fonte: Jornal o Sul

Por: Carolina Silveira

Comissário de polícia mata a ex-companheira e comete o suicídio

 

Por volta das 10h30min desta segunda-feira, dia 24, o comissário de polícia Paulo Rogério Rodrigues Molinos, de 53 anos, matou a sua ex-companheira, Liane de Araújo, de 34 anos, com um tiro de pistola e depois cometeu suicídio. Segundo vizinhos, os disparos ocorreram após uma acalorada discussão entre os dois, na casa do comissário, localizada na travessa General Valério.

Reportagem completa na edição desta quarta-feira, na Folha de São Borja

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura