• Guia

Prazo para regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

O 1º turno das eleições de 2018 ocorre daqui 5 meses, mas o prazo para tirar o título de eleitor, ou para atualizar e transferir termina nesta quarta-feira, dia 9 de maio. Nesse ano os eleitores votarão para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

 

Os eleitores que completarem 18 anos até 7 de outubro também tem até o dia 9 de maio para emitir seu título, assim como aqueles que moram em outro município a mais de 3 meses, que precisam transferir o mesmo. Além disso, neste ano a biometria será obrigatória em 2.800 cidades de todos os estados.

 Fonte: G1

Por: Matheus Charão

Eleitores têm até 9 de maio para regularizar o título

Para estar apto para votar nas eleições deste ano, o eleitor tem até o dia 9 de maio para realizar o pedido de inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais ou transferir domicílio eleitoral. Os eleitores com deficiência também tem a possibilidade de solicitar a transferência para uma seção que tenha acessibilidade.

Além disso, 9 de maio é a data final para que os presos temporários e adolescentes internados que não possuem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou peçam a regularização. A inclusão e atualização da identidade de gênero no cadastro eleitoral também devem ser feitas até esta data. Lembrando que desde o dia 3 de abril está disponível para travestis e transexuais a inclusão do nome social no título de eleitor.

 Por: Maria Isabel Ramos 

Sessão em homenagem a Getúlio Vargas ocorre nesta quinta-feira

A sessão será nesta quinta-feita, 19 de abril, com início às 10h30min no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores para homenagear o ex-presidente Getúlio Vargas na data do seu nascimento, 19 de abril de 1882, conforme a Lei Municipal nº 4.777/2013.

 

O PDT também terá programação para homenagear o ex-presidente, além de participar da Sessão Solene, os dirigentes do partido farão uma visita ao Mausoléu na praça XV de novembro. Além de ser presidente, Getúlio Vargas foi deputado estadual, governador do Rio Grande do Sul, Deputado Federal e ainda Ministro da Fazenda.

 

O ex-presidente do Brasil ficou conhecido como um dos mais importantes da história, deixando um grande legado de obras como a Consolidação das Leis do Trabalho, o salário mínimo, a Justiça do Trabalho, a Petrobrás, o IBGE e várias outras empresas nacionais.

 

 

 Por: Matheus Charão

Eleições 2018: novas regras de campanha

O Congresso Nacional aprovou algumas mudanças nas regras eleitorais. A data da eleição foi definida para o dia 7 de outubro de 2018 e em caso de segundo turno será no dia 28 do mesmo mês. O período de campanha terá 52 dias, com início no dia 16 de agosto e término em 6 de outubro e no segundo turno de 8 à 27 de outubro.

Em relação a propaganda em vias públicas serão permitidas bandeiras e mesas para a distribuição do material,  bonecos e produtos eletrônicos estão proibidos. Outras mudanças se referem a criação de uma claúsula de barreira para os partidos terem acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV e um fundo com dinheiro público para financiamento das campanhas eleitorais.

Fonte: G1

Por: Maria Isabel Ramos 

Caravana do ex-presidente Lula chega a São Borja nesta quarta-feira

O ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, cumpre agenda com sua caravana na Terra dos Presidentes com o objetivo de buscar subsídios e apoio a uma nova investida eleitoral para chegar ao Palácio do Planalto.

Com dois ônibus e alguns carros, a comitiva do ex-presidente deve chegar à cidade em torno de 14 horas no trevo da BR 285, dirigindo ao centro.

Conforme a programação ele fará visita apenas à Casa/Memorial João Goulart e depois um ato público, com discursos, no Mausoléu Getúlio Vargas, na praça XV de Novembro.

Com relação a esquema de segurança na cidade, o 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira já está pronto para acompanhar a visita da comitiva, inclusive com pelotões especiais e de choque.

 

Visita de Lula ficou para março

Prevista para 28 deste mês, foi adiada para 20 de março a visita da caravana do ex-presidente Lula a São Borja. A informação foi dada na quinta-feira, dia 15, pelo PT.

 

O adiamento foi necessário por conta do calendário de visitas a instituições federais de ensino. De qualquer maneira, a caravana ‘Lula pelo Brasil’ começará pelo sul do país, dia 19 de março, em Santana do Livramento, e visitará outras cidades gaúchas, como Santa Maria e Porto Alegre.

 

Detalhes na edição da Folha de São Borja deste sábado

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura