• Guia

Câmara economizou no primeiro semestre mais de R$ 700 mil

Uma das alternativas para economizar recursos na Câmara foi à criação de uma Comissão de Controle Orçamentário e a implementação de medidas um pouco mais drásticas pelo presidente Eugênio Dutra, além de outras atribuições, deram excelente resultado até a metade deste ano.

Reportagem completa na Folha de São Borja, desta quarta-feira


Seminário de Políticas Públicas Regionais e Municipais começa hoje

 

Nesta sexta-feira e sábado, a Câmara Municipal de Vereadores, realizará o Seminário de Políticas Públicas Regionais e Municipais. Estarão presente a união dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO), União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Tribunal de Contas do RS e autoridades em geral.

O seminário tem como objetivo mostrar políticas públicas no município e reativar a  União dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO) que está desativada desde 2011. A ULFRO luta por demandas da região, e junto com o Governo Estadual e Federal busca alternativas para melhorias na região.

Programação

02/06 (sexta-feira): 10h – Credenciamento; 14h30min – Abertura; 15h – Painel: Tribunal de Contas: O Acompanhamento e a Capacitação para exercício da Vereança: Procedimento e cautelas. Dr. Paulo Roberto – Auditor Público Externo do TCE/RS.

03/06 (sábado): 9h – Painel: A Defesa dos Vereadores. Dr. Silomar Garcia Silveira, Professor, Advogado, Especialista em Direito Público e Advocacia Municipal, Coordenador do Departamento Jurídico da UVERGS; e Dr. Giovani Bortolini, Professor Universitário, Assessor e Consultor de Câmaras, Consultor de Câmaras, Consultor Jurídico da UVERGS; 10h – Reunião Extraordinária Conselho Gestor PRÓ-ULFRO; 11h – Debates, Discussão e Apresentação da Reforma Estatutária da ULFRO – Revisão e Consolidação; 11h30min – Encerramento – Entrega dos Certificados.

Por Bárbara Moraes

Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara de Vereadores

Eleitor tem até terça-feira para regularizar situação junto ao Cartório Eleitoral

Na próxima terça-feira, dia 2 de maio, encerra-se o prazo dos eleitores que não justificaram a ausência nas três últimas eleições ou não pagaram suas respectivas multas. O não esclarecimento e regularização até essa data pode acarretar na invalidação do título do eleitor. O cancelamento automático ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio deste ano.

Em São Borja, o eleitor deve se dirigir até o Cartório Eleitoral, localizado na Rua General Marques, 119, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 12 às 19 horas, em frente ao Parcão. É necessária a apresentação de um documento oficial com foto, comprovante de residência, título eleitoral e, caso possua, os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa. Para maiores informações, contate o Cartório Eleitoral de São Borja pelo telefone (55) 3430-3772.

Os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou pessoas com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não precisam comparecer até o cartório para realizar a regularização do título.

Por Allana Andrade

Greve geral contra as reformas propostas pelo governo, acontece amanhã

Nesta sexta-feira, 28 de abril, acontece a greve geral na cidade, está que tem como intuito protestar contra as reformas trabalhistas e da previdência, propostas pelo presidente Michel Temer. O ato que ocorre em nível nacional, é organizado pelas Centrais Sindicais e as Frentes pelo Brasil e Povo Sem Medo.

Em São Borja, a paralisação vai contar com atividades durante o dia na Praça XV de Novembro, iniciando às 10 horas com o ato de repúdio às reformas.

Pela tarde, às 15 horas se realiza a vigília contra as reforma e às 17 horas acontece a aula pública sobre o momento político brasileiro.

Por Bruno Borges e Ricardo Godoy

Vereadores participam de reunião na AGESB sobre o transporte urbano

No dia 13/02, os vereadores Junior (PDT) e José Luiz Machado (PP) participaram de reunião com a Agência Municipal Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB). O tema foi sobre a Integração - empresa de transporte urbano, que atua na cidade.

Os conselheiros informaram que a instituição está em descumprimento de contrato e que falta manutenção e qualidade nos serviços prestados à população. A frota deveria, inclusive, possuir uma idade média de 10 anos.

Em 2016 a Integração foi notificada várias vezes sobre a mudança de roteiro dos ônibus, revisões dos veículos e qualidade de serviço, entre outros.

A AGESB informou que em relação ao reajuste da tarifa, está sendo estudado o preço de R$ 2,90 que foi sugerido pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. 

Fonte: AI/CMVS

 

Secretário faz uma análise ao setor da educação

Em entrevista ao Programa Bom Dia Cidade, nesta terça-feira (14/02), o secretário da Educação João Carlos Reolon explicou questões importantes relativas ao seu setor, como o início do ano letivo e projetos da secretaria.

O secretário informou que a abertura do ano letivo para Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), ocorre na quinta-feira (16/02), às 18 horas, no Centro Nativista Boitatá. Para o evento, a organização aguarda a presença de 700 professores, também para o dia foi contratada a empresa Educamax, que trabalhará com temáticas pedagógicas, motivacionais e teatrais, trazendo a palestra "Para ensinar, tem que aprender".

As aulas no município iniciam na próxima segunda-feira (20/02). Reolon explicou que a antecipação do ano letivo se dá em decorrência do calendário de 2017 ter vários feriados, o que atrasaria o encerramento das aulas até ao final de dezembro. Com o adiantamento será possível cumprir o ano letivo até 08 de dezembro.

Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: folhadesaoborja@gmail.com

assinatura