• Guia

Heinze contraria coligação nacional e declara apoio a Bolsonaro

Nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, o deputado federal Luis Carlos Heinze (Progressistas/RS) declarou apoio ao candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), contrariando a coligação nacional na qual a senadora Ana Amélia, de seu partido, é candidata a vice-presidente na chapa do tucano Geraldo Alckmin (PSDB).

 

A declaração de Heinze, que é candidato ao Senado, aconteceu durante entrevista coletiva em seu escritório político em Porto Alegre, ante a presença de lideranças do Progressistas. O parlamentar, que é de São Borja, disse que sua posição visa manter a coerência de desde antes do início da campanha eleitoral quando declarou apoio a Bolsonaro, ainda anterior à decisão de Ana Amélia.

 

No estado, no entanto, ele promete continuar apoiando Eduardo Leite (PSDB) ao governo gaúcho. Oficialmente coligação Progressista no Estado é com PSDB, PTB, PRB, PPS, PHS e REDE.

 

Polícia Federal fará avaliação às urnas eletrônicas antes das eleições

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Daniel Wobeto, afirmou que nesta quinta-feira, dia 30 de agosto as urnas eletrônicas passarão por uma vistoria especial da Polícia Federal antes de serem liberadas para as seções.

Apesar de já ter passado por um teste de segurança, no ano anterior, onde especialistas tentaram invadir o sistema dos dispositivos e da abertura das urnas para entidades como OAB, Ministério Público e para os próprios partidos conferirem os códigos da urna, este ano peritos da Polícia Federal farão a vistoria dos equipamentos em busca de quaisquer irregularidades.

Segundo Wobeto, o sistema de urnas eletrônicas, que não é adotado só no Brasil, é mais seguro do que o voto impresso. “De um lado nós temos um processo que aumenta a auditabilidade da eleição e de outro nós temos o voto impresso, em que se alguém trocar os papéis das urnas, pode provocar uma contestação. Isso é grave e pode levar à anulação de uma seção e passar a ideia de fraude no pleito".

Fonte: Correio do Povo

Por: Jean Azambuja

Candidato a governador Jairo Jorge fez visita à São Borja

O candidato ao governo do Estado, Jairo Jorge do PDT, esteve em visita a São Borja nesta segunda-feira, dia 27 de agosto, fazendo campanha. Na ocasião, Jairo concedeu entrevistas para as rádios Cultura AM e Fronteira FM, e também para a Folha de São Borja, onde falou sobre suas propostas para o município.

 

Jairo Jorge destacou à questão do desenvolvimento na cidade em áreas como segurança, educação e saúde, o candidato falou também que se chegar ao governo, é possível sim resolver a crise financeira do Estado, baseando-se no que fez em Canoas e em outros estados. Ele prega a redução de impostos que vai gerar mais desenvolvimento, mais empresas vão se instalar e isto resultará e mais receita compensando a redução da carga tributária. 

 

Na noite de segunda-feira, o candidato participou de encontro com eleitores e lideranças partidárias no salão de festas do Clube Recreativo Samborjense. Uma comitiva de deputados federais e estaduais e candidatos acompanhou a visita de Jairo Jorge. Entre eles estava o deputado federal Pompeo de Mattos, presidente estadual do PDT. 

 

Houve recepção com carreata coordenada pelo presidente local do partido, vereador Valério Cassafuz. No CRS, candidatos se pronunciaram, mas a principal parte foi a apresentação das propostas de Jairo Jorge. Ao final houve um jantar por adesão.

 

Por Letícia Dorneles

Homenagem para Getúlio Vargas acontece nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 24, acontece na Câmara Municipal de Vereadores de São Borja, a sessão solene alusiva ao aniversário de morte do ex-presidente da República, Getúlio Vargas. 

 

A sessão e aberta ao público e está prevista na Lei Municipal nº 2.100/93 e ocorre no Plenário Aparício Mariense da Câmara Municipal a partir das 10h30min. O corpo do ex-presidente Vargas foi sepultado no Cemitério Jardim da Paz em São Borja.

 

No cinquentenário de sua morte, em 24 de agosto de 2004, seus restos mortais foram transladados para o mausoléu na praça XV de Novembro. O estadista deixou um legado de obras extraordinário e segue sendo reverenciado em todo o país mesmo depois dos 64 anos de sua morte.

 

Por Letícia Dorneles

Propaganda eleitoral tem início nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, tem início oficial a propaganda eleitoral, pela Legislação as regras exigem menos barulho e mais obediência a horários e normas. Na internet a propaganda será permitida desde que seja gratuita e os diretórios partidários devem instalar nas sedes serviços telefônicos para atender os eleitores.

 

Os alto-falantes ou amplificadores de som só poderão ser usados nas suas sedes ou em veículos dos partidos e coligações, das 8 às 22 horas. Enquanto o horário para o uso de aparelhagem de sonorização fixa é mais flexível, das 8 horas à meia-noite, podendo ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.

 

Até 6 de outubro, os partidos e coligações poderão distribuir material gráfico, promover caminhada, carreata, passeata ou utilizar carro de som pelas ruas para divulgar jingles e mensagens dos candidatos.

 

Fonte: Correio do Povo

Guilherme Boulos do PSOL é o primeiro a registrar candidatura à presidência no TSE

O Tribunal Superior Federal recebeu nesta segunda-feira, dia 6 de agosto, a primeira candidatura à Presidência da República do candidato do PSOL, Guilherme Boulos. A chapa do candidato terá como vice-presidente a ativista indígena Sônia Guajajara. A candidatura tem apoio de vários setores sociais como os sem-teto, negros, movimentos feministas e LGBT. 

 

Boulos é coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e disputará a presidência pela primeira vez. Ele foi escolhido durante a convenção nacional do PSOL realizada em São Paulo no dia 21 de julho deste ano. Filiado ao PSOL desde março, Guilherme foi lançado como pré-candidato do partido ao Palácio do Planalto no mesmo mês onde disputou com outros três nomes da legenda.

 

O prazo para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral se encerra dia 15. Os partidos tiveram até este último domingo dia 5, para a realização das convenções e definições das candidaturas. A resolução que regulamenta as eleições deste ano prevê que o Tribunal Superior Eleitoral comece a julgar os pedidos de candidaturas presidenciais até 17 de setembro.

Fonte: G1

Por: Letícia Dorneles

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura