O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Daniel Wobeto, afirmou que nesta quinta-feira, dia 30 de agosto as urnas eletrônicas passarão por uma vistoria especial da Polícia Federal antes de serem liberadas para as seções.

Apesar de já ter passado por um teste de segurança, no ano anterior, onde especialistas tentaram invadir o sistema dos dispositivos e da abertura das urnas para entidades como OAB, Ministério Público e para os próprios partidos conferirem os códigos da urna, este ano peritos da Polícia Federal farão a vistoria dos equipamentos em busca de quaisquer irregularidades.

Segundo Wobeto, o sistema de urnas eletrônicas, que não é adotado só no Brasil, é mais seguro do que o voto impresso. “De um lado nós temos um processo que aumenta a auditabilidade da eleição e de outro nós temos o voto impresso, em que se alguém trocar os papéis das urnas, pode provocar uma contestação. Isso é grave e pode levar à anulação de uma seção e passar a ideia de fraude no pleito".

Fonte: Correio do Povo

Por: Jean Azambuja

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua Riachuelo, 928 - Centro São Borja,RS - 97670-000
Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: folhadesaoborja@gmail.com

assinatura