• Guia

Censo do ICMS encerra nesta sexta-feira

O Setor de ICMS, ligado à Secretaria Municipal da Fazenda, alerta para a finalização do prazo do Censo do ICMS, edição de 2019, que termina nesta sexta-feira, dia 15 de março, e não haverá prorrogação. Até essa data devem ser apresentados, em caráter obrigatório, todos os Talões de Produtor, com ou sem movimento no ano passado.

A unidade de ICMS funciona das 7h15min às 13 horas, na rua Eurico Batista da Silva, ao lado Centro Administrativo Salvador Alvarez.

São aproximadamente 2,9 mil produtores atualmente cadastrados no sistema. Depois de dois anos consecutivos caso não houver a conferência de informações, os talões são suspensos, considerando que, pelos critérios da Secretaria Estadual da Fazenda, o produtor passa a ser considerado inativo.

Em casos de cancelamento e, em outros, de renovação de cadastro. A orientação é que, na hipótese de dúvidas, informações podem ser solicitadas por telefone, pelo número 3431-4033.

Fonte: Decom/Prefeitura de São Borja

Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa começa amanhã

Começa nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul e se estende até dia 30.

Deverão ser imunizados bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade, que no Estado somam aproximadamente cinco milhões de animais. A meta da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação é chegar a uma cobertura vacinal superior a 90%. A primeira etapa, em maio, teve cobertura vacinal de 98,9% do rebanho.

Os produtores devem adquirir as doses necessárias para a vacinação do rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela Seapi para a comercialização da vacina contra a febre aftosa.

Após a aplicação da vacina, todos os produtores deverão comprovar a vacinação por meio da apresentação da nota fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, nas Inspetorias de Defesa Agropecuária da Secretaria. O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de cinco dias úteis após o término da etapa.

Fonte: Seapi

Fenaoeste começa nesta terça-feira

Começa hoje, dia 9 de outubro, uma das maiores feiras agropecuárias do interior do Rio Grande do Sul, a Fenaoeste que vai até o dia 14, reunindo uma série de atrações no Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas, numa organização do Sindicato Rural de São Borja com apoio de outras entidades.

Depois de pedidos da comunidade, na edição deste ano da Fenaoeste, os shows nacionais foram separados do restante da programação da feira, facilitando o acesso do público em geral. Os ingressos para os shows são comprados separadamente, mas apenas para visitar a Feira Agropecuária o ingresso custa R$ 10,00.

PROGRAMAÇÃO

SHOWS

Dia 9, terça-feira: Banda Acústicos e Valvulados.

Dia 10, quarta-feira: Mano Lima.

Dia 11, quinta-feira: Cesar Menoti e Fabiano.

Dia 12, sexta-feira: Bandas gaúchas Ultramen e Santo Graau e Vitor Kley e animação dos DJ’s Gatti Mansur e Rafa Brandão.

Dia 13, sábado: Raça Negra e Michel Teló, Grupo Pago pra Ver e Junior e Willian.

Dia 14, domingo: Joca Martins e Zé Neto e Cristiano.

REMATES

Dia 9, terça-feira: VI Leilão Braford Capiati Agropecuária, com Touros e Ventres Braford.

Dia 11, quinta-feira: XVII Leilão Aliança Genética das cabanhas Ave Maria, Corticeira, São João e São Rafael.

Dia 12, sexta-feira: Remate do Núcleo de Criadores de Ovinos.

41ª Expointer começa neste sábado em Esteio

Começa neste sábado, dia 25 de agosto a 41ª Expointer, que acontece no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil em Esteio. A abertura dos portões na praça central ocorrerá às 9 horas, a abertura oficial do evento acontece na parte da tarde, a partir 15 horas, no Restaurante Internacional com discursos e outorga da Medalha Assis Brasil.

 

São mais de 400 eventos e atividades à disposição dos visitantes durante os nove dias de feira. O público também terá acesso à exposição de 151 raças de animais e aos pavilhões de máquinas e implementos agrícolas, da Agricultura Familiar e da Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs).

 

Paralelamente, as entidades também vão dar início as atividades temáticas, como palestras, cursos e seminários voltados ao aprimoramento da agropecuária. A programação completa pode ser conferida diretamente pelo site oficial da Expointer. 

 Fonte: Expointer

Por Letícia Dorneles

 

Irga apresentará resultados da safra 2017/2018 nesta quarta-feira

 

O escritório do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) de São Borja, estará promovendo nesta quarta-feira, dia 4 de julho, às 18h30min, no restaurante do Parque de Exposições Serafim Vargas sua programação anual de apresentação dos resultados da safra.

 

No evento, os técnicos do Irga estarão mostrando o desempenho das lavouras de arroz dos municípios que fazem parte do 8° Núcleo de Assistência Técnica (8° NATE), São Borja, Itacurubi, Caibaté e Santo Antônio das Missões.

 

Além de apresentar números da safra 2017/2018, o Irga também estará apontando o desempenho do Projeto P10+, criado para auxiliar produtores a melhorar a produtividade de suas lavouras. Os técnicos também estarão lançando semente certificada IRGA 431 CL, que será disponibilizada aos produtores da região. Já para o próximo plantio, com o objetivo de atender as exigências da indústria do setor.

 

Outra atividade para o encontro, é uma palestra sobre a Integração Lavoura Pecuária que será ministrada pelo engenheiro agrônomo Cleiton Ramão, do Irga de Uruguaiana. 

 Por: Larissa Silva

Vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até 15 de junho

Segundo o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), Antônio Carlos Ferreira Neto, a vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até o dia 15 de junho.

A medida foi adotada para atender a solicitação de entidades do sistema produtivo ligado à pecuária de corte e do leite. O pedido foi encaminhado ao Ministério da Agricultura que prorrogou o prazo em decorrência da greve dos caminhoneiros. 

O produtor que ainda não vacinou seu rebanho deve ir até as casas agropecuárias, adquirir as doses recomendadas e fazer a aplicação, para em seguida, comprovar a imunização. Juntamente com a aplicação da vacina, o produtor deve realizar a declaração anul de rebanho, prorrogada também por 15 dias. 

 Por: Maria Isabel Ramos 

 

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura