14º Encontro de Mulheres Rurais antecipa o Dia Nacional da Mulher

Foi realizado nesta sexta-feira, dia 28 de abril, o 14° Encontro de Mulheres Rurais. O evento que ocorreu no PTG João Manuel, teve como objetivo expressar de diferentes aspectos a importância da mulher no trabalho rural e estimular a educação nas questões de saúde empoderamento das mulheres das zonas rurais.

A realização foi por parte da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de São Borja.

Dando continuação com a palestra sobre o valor da mulher com a psicóloga Fabiana Bonetti e apresentação da Banda Fanfarra do 2º RC Mec. Além das apresentações, o evento contou com stands realizando encaminhamentos para o exame de mamografias.

Neste domingo, dia 30 de abril é comemorado o Dia Nacional da Mulher, a data marca uma homenagem para a Jerônima Mesquita, nascida no dia 30 de abril no ano de 1880, que ao chegar no Brasil após sua viagem para Europa a estudo, se conformou com a situação preconceituosa que a sociedade brasileira tratava as mulheres. Com isso Jerônima uniu-se com outras mulheres e juntas fundaram em 1947 o Conselho Nacional das Mulheres.

Por Giseli Alves

Primeira etapa da vacina contra febre aftosa inicia segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 1° de maio, inicia a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, essa que tem como objetivo imunizar todos os bovinos do estado.

O Ministério da Agricultura assinala alguns cuidados que devem ser efetuados com o produto, tais como manter numa temperatura de 2 a 8°C – caso fique mais elevada pode perder a eficácia.

Além da aplicação ter de ser feita na lateral do pescoço do animal (5ml), usando seringas e agulhas limpas e não danificadas ou tortas.

Por Bruno Borges e Ricaro Godoy

45ª Feira do Terneiro, da Terneira e da Vaquilhona começa hoje

Nesta quinta-feira, dia 27 de abril, terá início a 45ª edição da Feira do Terneiro, da Terneira e da Vaquilhona em São Borja. O evento é uma realização do Sindicato Rural e acontece no pavilhão de remates do Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas.

Segundo os organizadores, cerca de 800 animais estarão à venda. As agências do Banco do Brasil, Banrisul e Sicredi estarão à disposição dos pecuaristas para financiamento na compra de animais ofertados na feira.

Na programação está prevista uma palestra para às 10 horas, com o tema “Eficiência da suplementação em terneiros: quais ferramentas utilizar?”, que será apresentada pelos médicos veterinários Eduardo Soares e José Cláudio Goulart. O evento terá continuação após o almoço que será servido ao meio dia e a partir das 14 horas, terá início a venda e remate dos animais.

Por Allana Andrade e Giseli Alves

14º Encontro da Mulher Rural será nesta sexta-feira

Na próxima sexta-feira, dia 28, acontece o 14º Encontro da Mulher Rural que será realizado no PTG João Manoel. A recepção e inscrições estão marcadas para às 9 horas e a abertura oficial do evento será às 9h30min.

Confira a programação

10 horas: Palestra - Amor e cuidados através da nutrição Funcional com a Nutricionista Gabriela Simonetti;

10h45min: Palestra - Febre amarela com a enfermeira Fernanda Dal Forno Bonotto;

11h30min: Teatro Empoderamento da mulher Rural com Fabrícia Tadia e Lisandra Bolzan Snowareski/Emater;

12h30min: Almoço e visitação à Mostra de produtos e artesanato;

14 horas: Palestra - O valor de ser mulher com a psicóloga Fabiana Bonetti;

15 horas: Apresentação Banda Fanfarra do 2º RC Mec.

O evento é uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de São Borja e Sindicato dos Trabalhadores Rurais com o apoio 2º RC Mec Regimento João Manoel, MB Lojas, Farmácias MB e Pró Saúde.

Para maiores informações, entre em contato com a Emater São Borja pelo telefone 3431-1897.

Por Allana Andrade e Giseli Alves

Colheita de soja e milho totalizam alta no Estado

As lavouras de soja e milho registraram recorde de área colhida no Rio Grande do Sul. No ano passado a colheita de milho teve uma produtividade de 6,4 mil quilos por hectare, já neste ano, algumas safras ultrapassam os 10 mil quilos/hectare.

 

Já a soja teve 60 mil hectares plantados no Estado. Segundo a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) 5,499 milhões de toneladas foram colhidas até o fim do mês de março.

 

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de soja ficará em torno de 107,61 milhões de toneladas. O Brasil é o segundo maior produtor, atrás somente dos Estados Unidos, que produz 336,62 milhões de toneladas (dados do USDA, Departamento de Agricultura Americano).

 

  No momento a saca de soja está cotada em 60 quilos por R$ 56,65. Já o preço médio da saca de milho está em 60 quilos por R$ 21,73%, o que é considerado desestimulante pelos produtores.

Fonte: Emater

Por Allana Andrade e Giseli Alves

Abril Vermelho resgata a história de luta dos trabalhadores rurais

 

Hoje, dia 17 de abril é comemorado o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo, que foi instituído no ano de 2002 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. A data foi escolhida em memória ao massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996, no sul do Pará, onde cerca de 200 policiais militares utilizaram armas de fogo contra 1500 Sem Terras, incluindo mulheres e crianças.

 

Desde então, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)realiza jornadas de lutas pelo país inteiro com ocupações, marchas e atos para pressionar o governo a priorizar a pauta da Reforma Agrária. Esse movimento recebeu o nome de "Abril Vermelho” para honrar a memória daqueles que perderam suas vidas na luta pela terra.

 

Nesta segunda-feira, cerca de 2 mil trabalhadores rurais Sem Terra acampados e assentados na Reforma Agrária ocupam desde às 5h45min, o pátio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério da Fazenda em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul a fim de reivindicar, principalmente, a democratização do acesso à terra.

Fonte: Brasil 247

Por Allana Andrade e Giseli Alves

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: folhadesaoborja@gmail.com

assinatura