Na última semana, o Ministério da Agricultura anunciou a falta de recursos para o seguro agrícola. O programa de subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido de 60%, por meio de auxílio financeiro do governo federal.

Mas, no ano passado, o governo encerrou o ano com um déficit de R$ 245 milhões para as seguradoras, o que obrigou a retirar essa quantia do orçamento de 2015. O valor que foi disponibilizado, este ano, para as lavouras é insuficiente, e seriam necessários R$ 404 milhões de reais para atingir o mesmo número de beneficiários do ano passado.

Conforme o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, o modelo de seguro atual é muito distante. A ideia é um projeto que cubra a renda e o crédito tomado pelo produtor, não só o crédito, como acontece atualmente.

Para o Rio Grande do Sul são destinados 25% do valor do seguro. A preocupação é com a soja que está no início da plantação e absorve 1\3 do valor oferecido. Segundo o Presidente do Sindicato Rural de São Borja, Viriato João Jung Vargas, os produtores da cidade têm o notificado com frequência em relação aos prejuízos nas lavouras em função das chuvas.

Ainda de acordo com Luz, a Farsul está trabalhando intensamente a fim de reverter essa situação e melhorar as condições de trabalho e renda dos agricultores.

Próximos meses são preocupantes para o produtor

A previsão meteorológica para os próximos quatro meses não é nenhum pouco agradável, principalmente, para os agricultores. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas acima da média até março de 2016.

A projeção é de que o verão seja de temperaturas baixas. Em função dos El Niño, os prejuízos para os produtores só aumentam. Uma das alternativas para evitar perdas maiores é o seguro agrícola, que pode ser feito em qualquer seguradora. Conforme o Corretor de Seguros, Evandro Nunareto, houve um aumento de 10% na procura do serviço, só este ano.

A maior parte das aquisições, por parte dos produtores, é feita para cobrir granizo e vendavais.

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua Riachuelo, 928 - Centro São Borja,RS - 97670-000
Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: folhadesaoborja@gmail.com

assinatura