A campanha de vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Sul, começou nesta quarta-feira, dia 1°, e segue até 31 de maio. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para animais jovens de zero a 24 meses, bovinos e búfalos. Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a expectativa é que sejam imunizados 12,5 milhões de bovinos e bubalinos. Sendo assim, a meta é atingir cobertura vacinal superior a 90%. Em 2018, em duas etapas, maio e novembro, houve cobertura de 97%.

 

Os produtores precisam comprar as doses para vacinação do rebanho em casa agropecuárias credenciadas pela Seapdr. Após, precisarão justificar a vacinação através da apresentação da nota fiscal de compra e a declaração da quantidade de animais vacinados, nas inspetorias ou escritórios de Defesa Agropecuária.

 

Este ano, a vacina contra a febre aftosa, sofreu algumas mudanças na sua formulação, em que houve redução na dosagem de aplicação de 5ml para 2ml. Contudo, a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido o tipo C) e a comercialização dos frascos será de 15 a 50 doses.

 

É importante a vacina, pois a febre aftosa é uma doença viral, bastante contagiosa e de rápida disseminação. O vírus pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade do vírus. O sangue do animal também tem fica gravemente infectado, por ser um vírus de forte resistência. É importante destacar que a doença pode ser transmitida por contato indireto, ou seja, por meio de alimentos, água, ar e humanos que cuidam dos animais e que podem levar o vírus e infectar animais sadios.

 

Fique atento aos sintomas apresentados pelo animal, que são febre alta e perda do apetite, aftas na boca, na gengiva ou na língua, e principalmente feridas nos cascos ou nos úberes. Desta forma, o animal baba muito, contamina todo o ambiente e tem dificuldade para se alimentar e se locomover.

Fonte: Canal Rural

Por: Bruna Falcão

Expediente

Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua General Osório, 2341/Sala 1 - Centro São Borja,RS - 97670-000

Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]

assinatura