Acontece, na noite desta quarta-feira, dia 30, o evento 'Celebrar Ijuí', idealizado pela são-borjense Maria Angélica Saraiva, da empresa Maria Saraiva Festas e Eventos. O evento acontece anualmente no Valle Verde Centro de Eventos, naquela cidade, porém, com a pandemia, seu formato precisou ser adaptado.
A partir das 20 horas, acontecerão duas lives com dois shows das bandas Pimenta e Seus Comparsas e Carol Banda Show. A transmissão será pela página oficial no Facebook do Evento Celebrar Ijuí e pelo canal no YouTube.
Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, o projeto “Avante Apae” segue firme, com sorteio de um carro zero quilômetro para arrecadação de fundos e ampliação dos atendimentos pela entidade. O trabalho visa atender ainda mais crianças e pacientes em um segundo endereço, localizado na Vila Cabeleira. O presidente da entidade, Ricardo Dornelles Souza, mostra-se otimista em relação ao projeto e também, pela forma como ele foi abraçado por produtores rurais, empresários e pela comunidade são-borjense.
“No momento, é uma ampliação da nossa estrutura física do centro, com o objetivo de aumentar os atendimentos clínicos e pedagógicos. A Apae enfrenta dificuldades em consultórios e salas de aula. Com 51 anos de atuação, a entidade atende 247 pessoas atualmente. Mesmo que fossem contratados mais profissionais para atendimentos, não haveria espaço para realizar esses procedimentos”, afirma o presidente da entidade. A ideia do projeto “Avante Apae” partiu de sete empresários e produtores rurais da região e consiste na venda de cartelas para o sorteio de um veículo Wolkswagen Gol Zero KM, por R$ 50,00 a unidade e os recursos serão utilizados inteiramente para a construção de uma segunda estrutura para atendimentos.
Futuramente, a atual gestão da Apae de São Borja pretende ampliar a estrutura com piscina térmica, hortas com acessibilidade e um espaço de convivência em meio à natureza, com plantas e animais. Ricardo comenta que o projeto consiste em 5 etapas, que vão sendo concluídas e entregues de forma a não deixar nada para trás. Para saber mais, basta acessar a página da Apae São Borja no Facebook, onde a entidade mostra em diversos vídeos e fotos o andamento e prestação de contas da obra.
Por: Tchaylen de Souza
Após um levantamento feito pelo Serviço de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do município, constatou-se que de janeiro a outubro foram registrados cerca de 2,3 mil focos de Aedes Aegypt. O cálculo é feito bimestralmente, e a soma dos últimos meses do ano mostra um aumento em relação ao ano passado, quando foram 1.524 focos.
Com o aumento das temperaturas, e consequentemente das chuvas, a tendência é que o número de mosquitos também aumente. O mosquito Aedes Aegypt pode vir a ser transmissor de várias doenças, sendo elas: dengue, chkungunya, zika vírus e febre amarela.
Após todas as avaliações, foi constatado que a região centro-sul da cidade é a que apresenta maior número de larvas. Foram 968 de janeiro até outubro. O bairro Pirahy aparece em segundo lugar com 469 casos, vindo a seguir o bairro do Passo, com 395 registros. Já o bairro José Alvarez contabilizou 373 registros, a vila Umbu, 76 e a vila de Nhu-Porã, outros 19.
Fonte: Decom/Prefeitura
Por: Erika Dal’Carobo
A série de podcasts foi criada pela jornalista e estudante do mestrado em Comunicação e Indústria Criativa, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Larissa Burchard. A produção, denominada “Além da Terra Vermelha”, faz referência ao solo das Missões no Rio Grande do Sul. De acordo com a criadora, a série busca contar histórias extraordinárias da região missioneira.
Um dos diferenciais desta série é a utilização de efeitos sonoros que lembram rádio novela. A primeira temporada, intitulada “Em busca de terra firme”, conta a história de três imigrantes na região das missões: Naila Baja, Sérgio Ridoré e Aziz Abdoul. Cada episódio da composição tem duração entre 15 e 20 minutos, distribuídos nas plataformas Spotify, SoundCloud, Apple podcast e Google podcast. Para ouvi-los basta ter acesso à internet.
A produção tem caráter documental e jornalístico e, além disso, foi executada a partir de diversas pesquisas relacionadas ao componente de mestrado da produtora. A elaboração do conjunto durou cerca de quatro meses, o período inclui pesquisa, plano de ação, produção e distribuição. Quem conduz o podcast é a própria produtora, Larissa.
O projeto tem orientação da professora de jornalismo e orientadora do mestrado, Sara Feitosa. Mais informações podem ser obtidas através da página da série na rede social Facebook.
O que é um podcast?
O podcast é um formato recente que lembra, em partes, um programa de rádio. O que os difere é a periodicidade e a sua distribuição. Um podcast é gravado previamente e pode ser publicado semanalmente ou, até mesmo, mensalmente. Nesse formato você pode ouvir o produto quando e onde quiser, basta ter acesso à internet ou a uma das plataformas em que ele está disponível.
Normalmente o podcast pode consistir em abordar uma determinada temática, trazer diferentes visões para um debate, ou pode proporcionar conversas sobre diversos assuntos. Recentemente esse tipo de produção tornou-se também uma ferramenta para os jornalistas. Respeitando o formato e prezando pela apuração do conteúdo, cada vez mais jornais digitais aderem aos podcasts.
Fonte: Divulgação/G1
Por: Erika Dal’Carobo
Intitulado Natal Gaúcho na Capital do Fandango, as festividades natalinas em São Borja serão realizadas entre os dias 8 e 22 de dezembro. As atividades contam com a decoração de duas das praças, a XV de Novembro, onde será realizada a chegada do Papai Noel no dia 8 de dezembro, e a praça Assis Brasil, onde ocorrerá o encerramento das atividades no dia 22.
No dia 8, na chegada do Papai Noel, também haverá a Cavalgada Luminosa, com saída da praça às 18 horas da praça do Passo, onde o personagem irá fazer visitas as casas da região. Durante a ocasião serão ligadas as luzes decorativas da praça. No dia também ocorrerão apresentações artísticas na Plataforma Cívica.
Até o encerramento das atividades no dia 22, o Papai Noel estará visitando as escolas, bairros e o interior do município.
Fonte: Decom/Prefeitura
Por: Erika Dal’Carobo
Com organização do CPERS, os professores estaduais, em parceria com a comunidade de São Borja, realizaram um ato referente a greve dos docentes. A chamada Passeata Iluminada ocorreu no dia 29 de novembro, às 20 horas, no Parque Esportivo General Vargas (Parcão). Os participantes andaram pelas ruas de com lanternas e seus celulares em mãos em forma de protesto.
Uma das participantes do movimento, a diretora do 16º núcleo do CPERS, Maria de Fátima Contreira, afirma que o ato reafirma a luta dos professores. “Nós estamos aqui exatamente para mostrar para o governo que nós não concordamos com o que o governo está fazendo com os servidores públicos” diz a diretora.
De acordo com Maria de Fátima, na região do 16º núcleo, que abrange cinco cidades, são 16 escolas totalmente paralisadas. Na cidade de Itaqui, todas estão paralisadas. Para ela, é muito importante o apoio da comunidade para fortalecer a causa.
Um dos alunos presentes na ocasião, estudante do 2º ano do ensino médio, Daniel Dorneles, diz que os professores estão ensinando os alunos a lutarem pelos nossos direitos. De acordo com ele, o apoio na luta dos professores é de extrema importância. “Não podemos deixar os professores lutando sozinhos, sendo que eles estão perdendo seus direitos”, afirma o aluno.
Os professores contam também com o apoio dos estabelecimentos da cidade. Muitas lojas do comércio colaram cartazes em suas faixadas com os dizeres: “Este estabelecimento apoia os professores”. Em apoio, a Câmara de Vereadores do município também promoveu uma moção de repúdio aos cortes.
Fonte: CPERS
Por: Erika Dal’Carobo
Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua Riachuelo, 928 - Centro São Borja,RS - 97670-000
Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]