As novas regras do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, entrou em vigor hoje, dia 1° de abril. Essas normas têm como objetivo combater fraudes e evitar o assédio das instituições financeiras a esses assegurados.
Os novos benificiários terão que aguardar 90 dias para adquirir empréstimo com desconto em folha. Além disso, as empresas financeiras estão proibidas de procurar os novos benificiários ou fazer qualquer ação de marketing para oferecer empréstimo pelo prazo de 180 dias (seis meses), após o recebimento da aposentadoria ou pensão.
Essa mudança foi necessária devido ao alto número de reclamações dos assegurados. No ano de 2016 e o primeiro semestre do ano passado, a ouvidoria do INSS recebeu mais de 97 mil reclamações. Assim, as instituições que descumprir a nova regra será notificada pelo INSS e pode ter seu contrato rescindido.
Fonte: R7
Por: Bruna Falcão
A primeira semana de abril deve iniciar com instabilidade em várias regiões do Rio Grande do Sul. Os últimos dias foram de tempo seco no estado. A chuva com baixo acumulado alcançou somente áreas da Zona Sul e Planícies Costeiras Interna e Externa.
A previsão para esta semana é que haja um acumulo de chuva, nesta próxima quinta-feira, dia 4, mas este acumulado será baixo, variando entre 15 e 30 milímetros na Metade Norte do Estado e não chegando aos 15 mm no Oeste e Sul do Rio Grande do Sul. O motivo é que uma nova frente fria se forma no Sul do país e avança, aos poucos, pelo estado e colidindo com o calor e a umidade vindos da região Amazônica.
O choque das frentes quente e fria contribui para a formação de nuvens carregadas e a possibilidade de pancadas de chuva isoladas. O calor predominará até quinta-feira, já a partir de sexta-feira, dia 5, a temperatura cai devido a uma massa de ar frio. As temperaturas podem chegar com mínima 13°C e máxima de 23°C.
Fonte: Irga
Por: Bruna Falcão
O ex-deputado federal Beto Albuquerque confirmou, na noite da última segunda-feira (30), através das redes sociais, que pretende concorrer ao cargo de governador do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022. A pré-candidatura do passo-fundense será lançada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) neste sábado (4), às 10h30min, no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa.
As tratativas para definição do nome de Beto vinham sendo costuradas pelo partido, ao qual é filiado há 35 anos, desde abril deste ano. O pré-candidato revela que aceitou o desafio após receber um apelo da direção nacional do PSB. “Eles pediram que eu disputasse essa eleição diante de todo o quadro político complexo que estamos vivendo. Eu avaliei muito antes, mas pela experiência que já tenho, me sinto preparado para fazer essa disputa”, relatou em entrevista à reportagem de O Nacional, referindo-se à extensa trajetória política que carrega.
Formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Beto Albuquerque atuou como deputado estadual durante duas legislaturas e como deputado federal por quatro mandatos consecutivos. Em 2010, chegou a lançar-se como pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Sul, mas acabou desistindo da candidatura cinco meses antes do pleito. Já nas eleições de 2014, concorreu à vice-presidência na chapa de Marina Silva e, em 2018, ao cargo de senador, quando fez 1,7 milhões de votos. “É essa experiência que me dá, de certa forma, uma consciência tranquila em poder disputar a eleição do próximo ano com um bom debate e uma política de diálogo, com respeito às diferenças”, garante.
De acordo com Beto, a decisão em lançar a pré-candidatura com antecedência — mais de um ano antes das eleições, marcadas para outubro de 2022 — é motivada pelo desejo de tornar-se uma figura conhecida no Estado. “Quero oportunizar aos gaúchos e gaúchas que conheçam minha história, minhas ideias, minhas convicções e o meu desejo de sermos um Estado conhecido pelo que somos hoje e não pelo que fomos no passado. Para que não haja na eleição do Estado o que, muitas vezes, se repete em outras disputas, quando a população não presta atenção ao candidato que elege e acaba se arrependendo do voto”.
Pré-candidato considera ser cedo demais para anunciar possíveis coligações
Embora a direção nacional do PSB venha sinalizando uma possibilidade de aproximação com o Partido dos Trabalhadores (PT), Beto Albuquerque afirma ser cedo demais para pensar em coligações para a disputa estadual. “O cenário político para o ano que vem ainda está bastante aberto, ainda não temos muitas candidaturas definidas. A minha prioridade agora é me tornar conhecido para os que ainda não me conhecem e propugnar minhas ideias e reflexões em relação ao futuro do Rio Grande do Sul. Mas a partir do momento que começarmos a dialogar e nos encontrarmos com outros partidos, essas alianças vão se formando”, adianta.
O ex-deputado ressalta ainda a importância da decisão dos partidos a nível nacional, que devem começar a ser moldadas no próximo ano, para que as realidades estaduais também possam ser definidas. “O que eu posso adiantar é que, no meu palanque, eu quero um candidato a presidente que respeite e acredite na democracia e nas nossas instituições e, claro, que me apoie. São duas regras básicas para mim”, crava.
Fonte: Claudia Dalmuth (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Foi anunciado nessa segunda-feira, dia 11 de dezembro, a disponibilidade de dois novos cursos bachareis para São Borja.
Para o próximo ano, a universidade de ensino à distância ofertará os cursos de Bacharel em Enfermagem e Bacharel em Educação Física, em módulo semipresencial (aulas práticas e de ensino à distância).
Por Mayara Rodrigues
Fonte: Decom
Por Humberto Andres – Edição de 12/12/2020
PONTE DO GUAÍBA
Lá em 2014, quando a Dilma era candidata à reeleição, a Sultepa propôs a renovação do contrato de manutenção da Freeway em troca da construção da nova ponte do Guaíba, prometendo entregar a obra de mão beijada até o final de 2016. O governo federal, atendendo a pedido do ex-governador Tarso Genro, não aceitou o negócio. No fim das contas, o contrato com a Sultepa foi renovado, a ponte foi licitada, custou milhões de reais e está sendo entregue somente agora, em 2020, por Bolsonaro, que esteve presente na inauguração.
O senador são-borjense Luis Carlos Heinze participou da cerimônia de inauguração da obra, que, graças a projeto de lei de sua autoria, deverá receber o nome do folclorista, historiador e tradicionalista Paixão Cortes, que morreu em 2018 aos 91 anos.
Foto: Facebook / Divulgação
Luis Carlos Heinze e Jair Bolsonaro
DAVID COIMBRA NA MIRA DO MP
A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Porto Alegre ajuizou essa semana Ação Civil Pública por danos morais e coletivos contra a Rádio Gaúcha e o jornalista David Coimbra e pede pagamento de indenização no valor de R$ 200 mil, a ser revertido para o Fundo de Reparação dos Bens Lesados do Rio Grande do Sul ou para entidade do campo da segurança pública. Segundo o promotor de Justiça Voltaire de Freitas Michel, ao comentar o assalto ocorrido em Criciúma, David Coimbra teve a intenção de “enaltecer a prática criminosa supostamente sem agressão aos cidadãos e desmerecer a ação dos policiais militares que intervieram para impedir maiores danos à pessoa e ao patrimônio”.
Em que pese a grande infelicidade do comentário, há um pouco de exagero nisso aí. Não podemos esquecer a liberdade de expressão.
COMÉRCIO
O comércio na Inglaterra vai funcionar por 24 horas até o final de janeiro de 2021. A medida tem o objetivo de evitar as aglomerações durante as compras de Natal após a volta do funcionamento das lojas com o fim do lockdown inglês, que ocorreu na semana passada. Algumas cidades brasileiras já estudam fazer a mesma coisa. A intenção é ‘achatar a curva’ de clientes durante o dia. Mesmo raciocínio usado no início da pandemia.
Por aqui, decreto do governador Eduardo Leite transita pela via inversa e restringe o horário de funcionamento de alguns tipos de atividades econômicas.
Vai entender...
APROVAÇÃO EMERGENCIAL
A Anvisa aprovou, na quinta-feira, o uso emergencial de vacinas contra a covid-19. Por enquanto, nenhuma empresa pediu oficialmente à agência autorização para uso emergencial, mas, assim que for feito o pedido, a vacina já estará apta para ser distribuída. Mesmo com a aprovação emergencial, as empresas responsáveis pelas vacinas devem continuar todo o processo para o registro oficial.
O Ministério da Saúde, que deverá centralizar a coordenação da campanha de vacinação no país, garantiu que a vacina será gratuita e será disponibilizada para todos os brasileiros que quiserem se imunizar.
VACINAS
O governo brasileiro estuda a compra de vacinas de três laboratórios diferentes e nenhuma delas foi aprovada nem solicitou autorização para uso emergencial até o momento – a americana Pfizer/BioNTech, que está sendo usada na Inglaterra e precisa ser mantida a -70C°, o que dificulta a logística; a AstraZeneca, de Oxford, e que já tem acordo firmado com o governo; e a Coronavac, produzida em parceria com o Butantan.
LOGÍSTICA
O governo federal anunciou uma parceria com a Azul Linhas Aéreas para distribuição da vacina contra a Covid-19 em todo o país. Com o acordo entre as partes, o governo federal espera garantir celeridade e segurança ao processo logístico de imunização da população. A Azul informou que colocará à disposição do governo toda sua capacidade de distribuição. A companhia já trabalha em conjunto com o Executivo em outras ações, como a interiorização de imigrantes venezuelanos que chegam ao Brasil por Roraima.
PRIORIDADE
Logo após o anúncio de que trabalhadores da área de saúde, idosos e indígenas terão prioridade na primeira fase da vacinação, representantes de diversas categorias profissionais já começaram a pedir para ‘furar a fila’. Evidente que algumas categorias realmente merecem prioridade, como é o caso, justamente, da saúde, cujos profissionais fazem parte da linha de frente de combate a doença. No mais, todo trabalhador, de alguma forma, tem risco de contágio. O negócio é aguardar a sua vez.
Andres Editora Jornalística Ltda.
Rua Riachuelo, 928 - Centro São Borja,RS - 97670-000
Fones: (55)3431-1100 / 3431-2394
Email: [email protected]